Você sabia que essas castanhas são uma fonte de benefícios para o nosso organismo, especialmente para regular os níveis de colesterol no sangue? Os pinhões são muito típicos da região do Mediterrâneo e procedem do pinho do pinheiro. Eles podem ser consumidos crus ou torrados em nossa dieta regular.
Os pinhões contêm cálcio e magnésio, que são recomendados especialmente para crianças e adolescentes na época de crescimento. Estes frutos aumentam a densidade óssea dos ossos. Ajudam a manter o equilíbrio da formação de ossos fortes e são, portanto, particularmente indicados para pessoas que sofrem de osteoporose e descalcificação óssea.
Como o restante dos frutos secos, os pinhões ajudam a reduzir os níveis elevados de colesterol ruim e elevar o bom. Isto é possível porque eles são ricos em ácidos graxos de qualidade. Contém ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, o que possibilita a estabilização dos níveis de colesterol no sangue. Ao mesmo tempo, é uma fonte de proteínas naturais. Devido ao seu alto teor calórico e de gordura, não convém abusar deles.
Estes frutos secos são extremamente benéficos para os problemas circulatórios e para os distúrbios relacionados com a saúde cardíaca, em geral. Além disso, o seu teor de ferro ajuda a prevenir a anemia.
Cabe observar que contêm uma grande quantidade de assimilação lenta e nos fornece uma grande quantidade de energia sob a forma de calorias, por isso torna-se o prato ideal para realizar caminhadas ou outras atividades nas montanhas. Para consumi-los, o melhor é mastigá-los lentamente para assimilar corretamente os nutrientes que eles contêm.
Devemos ainda acrescentar que os pinhões são ricos em vitaminas do complexo B, que nos ajudam a manter as nossas defesas em bom estado. Também ajudam a proteger a pele e mantê-la saudável.