Os alimentos fermentados começaram a desaparecer de nossas dietas. Os picles e os chucrutes modernos são feitos com vinagre em vez do método tradicional de lacto-fermentação com sal.
O pão e as massas são feitos com fermento comercial, em vez de ser naturalmente fermentados com fermento natural – massa de mãe. O vinho, a cerveja e o queijo são pasteurizados, por isso matam todas as bactérias boas, que tão desesperadamente são necessárias para manter a saúde.
Existem muitas vantagens de voltar às formas tradicionais de nossos antepassados, e comer mais alimentos fermentados, como as seguintes:
- Alimentos fermentados melhoram a digestão, é como digeri-los parcialmente antes de consumi-los.
- Alimentos fermentados restauram o equilíbrio de bactérias no intestino, especialmente benéfico se você sofre de intolerância à lactose, intolerância ao glúten, constipação, síndrome do intestino irritável, infecções por fungos, alergias e asma, os quais estão relacionados com a falta de bactérias benéficas no intestino.
- Os alimentos crus, fermentados são ricos em enzimas, e o corpo necessita das enzimas para digerir adequadamente, absorver e fazer uso pleno de sua alimentação. À medida que se envelhece, o fornecimento de enzimas diminui no corpo, e você precisa substituí-los para desfrutar de uma vida mais longa e saudável.
- A fermentação dos alimentos, na verdade, aumenta o teor em vitaminas; os produtos lácteos fermentados revelam um aumento do nível de ácido fólico, que é crítico para a produção de bebês saudáveis assim como a piridoxina, riboflavina, vitamina B e biotina dependendo das estirpes de bactérias presentes.
- Comer alimentos fermentados, ajuda a absorver os nutrientes que você está consumindo; ajuda a melhorar a digestão e melhora a absorção.
- A fermentação dos alimentos ajuda a conservar por longos períodos de tempo; o kefir e o iogurte duram muito mais tempo. O chucrute e os picles vão se manter por vários meses. E se você tem um lote enorme de produtos em seu jardim que você não sabe como usar - é fermentar!
- A fermentação é de baixo custo, e melhora o sabor dos alimentos.