O cálcio é um mineral essencial para a saúde dos ossos e dentes. É preciso levar em consideração que os ossos são constituídos por cerca de 70% de cálcio e que a falta deste mineral pode causar doenças como a osteoporose ou raquitismo.
O cálcio tem uma grande importância em nosso organismo. É o mineral que possuímos em maior quantidade em nosso corpo. A maior parte do mesmo se encontra concentrada nos ossos e nos dentes - em torno de 99% -. O 1% restante se encontra nos tecidos corporais, no sangue e nos neurônios.
A saúde dos nossos ossos depende da quantidade de cálcio que eles contêm. Não se esqueça de que é um aspecto de extrema importância, porque o cálcio armazenado nos ossos funciona como depósito para preservar as funções vitais.
Se existe deficiência de cálcio, as pessoas podem desenvolver fraturas nos ossos prematuramente. Uma das doenças mais comuns é a osteoporose, caracterizada pela redução da massa óssea. Quando aos ossos falta cálcio, estes podem se encontrar mais frágeis e ser fraturados com maior facilidade.
Leia também: "O Que Fazer Com a Deficiência de Cálcio?"
Outra doença causada pela ausência de cálcio é o raquitismo que produz deformidades esqueléticas. Da mesma forma, é possível desenvolver mais distúrbios como a hipertensão.
Portanto, o cálcio é um mineral essencial para a contração muscular, a transmissão de impulsos nervosos e a coagulação do sangue. São muitos os alimentos que contêm cálcio como os produtos lácteos (o leite é a melhor fonte de cálcio, porque contém vitamina D, que aumenta a absorção do mineral), as hortaliças, o brócolis ou os legumes, entre outros.
Leia também: "Alimentos ricos em cálcio".
Do mesmo modo, existem produtos desenvolvidos para aquelas pessoas que não podem tolerar os produtos lácteos. Por exemplo, alguns pães e sucos de laranja contêm uma proporção de cálcio adequada para o nosso organismo. Além de ter uma alimentação rica em cálcio, os especialistas recomendam realizar atividade física para melhorar a saúde dos ossos.