A caxumba é uma infecção viral contagiosa que provoca um leve inchaço doloroso das glândulas parótidas (glândulas salivares encontradas entre a orelha e a mandíbula).
Às vezes também afeta outros órgãos, incluindo os testículos, ovários, pâncreas, mama, cérebro e meninges (membranas que recobrem o cérebro).
Pode ocorrer em todas as idades, embora mais comum em crianças de 5 a 16 anos. Cerca de 10% dos adultos são susceptíveis de ter caxumba.
A caxumba em crianças se apresenta geralmente como uma doença leve, já que se recuperam no decurso de 10 dias e tende a ser pior na idade adulta, setor da população que pode sofrer complicações, tais como a meningite, encefalite, orquite ou surdez.
Causas Da Caxumba
A caxumba é causada pelo vírus da caxumba, que pertence a família de vírus conhecida como paramixovírus e a sua transmissão ocorre de uma pessoa para a outra.
O vírus pode ser transmitido a qualquer momento até 48 horas antes dos sintomas aparecerem e até 6 dias depois. O período de incubação é de 14 a 24 dias após a exposição.
Quando você contrai caxumba, o vírus se move do trato respiratório (nariz, boca e garganta) para as glândulas parótidas, onde começa a se reproduzir. Isso faz com as glândulas inchem.
Sintomas Da Caxumba
Os sintomas da caxumba geralmente se desenvolvem entre 14 a 25 dias após o contágio pelo vírus da caxumba.
O sintoma mais comum da caxumba é o inchaço das glândulas parótidas. Essas glândulas são responsáveis pela produção de saliva. Elas estão localizadas em ambos os lados do rosto, logo abaixo dos ouvidos.
Ambas as glândulas geralmente são afetadas, embora às vezes apenas uma glândula seja afetada. O inchaço pode causar dor, sensibilidade e dificuldade em engolir. 1 a cada três casos de caxumba, não ocorre nenhum sintoma perceptível.
Sintomas mais comuns geralmente ocorrem alguns dias antes dessas glândulas se incharem. Podendo ocorrer os seguintes sintomas:
- Dor de cabeça.
- Dor nas articulações.
- Boca seca.
- Dor abdominal leve.
- Cansaço.
- Perda de apetite.
- Febre alta.
Complicações Da Caxumba
Embora geralmente a caxumba não apresente complicações, existem casos em que pode evoluir com quadros como meningite, orquite e ovarite.
A caxumba pode ser perigosa na gravidez, com risco de aborto espontâneo nos primeiros três ou quatro meses.
Em casos mais raros, pode haver danos neurológicos, pancreatite, perda de audição e inclusive
morte.
Tratamento Para Caxumba
Uma vez que a doença se manifesta, deixe seguir o seu curso. Não há, atualmente, nenhuma medicação para matar o vírus, ou impedi-lo de se multiplicar.
Embora não exista um tratamento específico para a caxumba, é indispensável descansar e beber bastante líquido e especificamente comer alimentos que não necessitem da mastigação, como sopas, purês e sucos de frutas ou verduras.
As compressas frias, aplicadas sobre as glândulas inchadas, podem ajudar a aliviar um pouco a dor que se sente.
Para aliviar alguns dos sintomas que produzem a caxumba, é indicado tomar analgésicos adequados para a idade. Não é necessário isolar a pessoa afetada, uma vez que a pessoa começa a transmitir o vírus antes mesmo de começar a apresentar os sintomas.