A joanete é uma dura camada exterior da pele que costuma aparecer em áreas ósseas, como o conjunto de dedão do pé.

O calo é um endurecimento indolor da pele causada por pressão repetida e irritação. Comumente afeta as mãos, pés e joelhos.

Causas dos Calos e Joanetes

Calos e joanetes são formados para proteger uma área particular de dano da pele causado pela irritação repetida (fricção ou compressão).

A pressão faz com que as células da área irritada cresçam mais rapidamente.

Para joanetes, há uma deformação da articulação do dedo do pé, que faz com que o osso se projete para fora, dobrando o dedo sobre o outro, que causa o aparecimento de calo sobre ele, que neste caso se chama de joanete.

Calos ou Joanetes: Causas e Tratamentos

Sintomas dos Calos e Joanetes

Os sintomas mais característicos são:

Joanete

Um pequeno abaulamento, suave e doloroso que nasce ao lado ou sobre o conjunto de dedão do pé. Joanetes geralmente medindo de 4 a 10 milímetros de diâmetro e tem um núcleo duro.

Calos

Zona áspera e endurecida da pele que aparece após a pressão repetida ou irritação. As áreas mais comumente afetadas são os pés, mãos e joelhos.

Calos nas solas dos pés são os mais problemáticos. Não devem ser confundidos com verrugas plantares, induração dolorosa em pé com um "olho" central mais escura, devido a um vírus.

Como Prevenir os Calos?

  • Evite atividades que criam uma pressão constante sobre áreas específicas da pele.
  • Não use sapatos que estão mal adaptados ao pé.
  • Sempre que possível, inclua algum tipo de proteção como luvas e joelheiras.

Tratamento Para Calos e Joanetes

  • Remover a causa da pressão, se possível.
  • Descarte sapatos que não servem.
  • Use modelos para joanetes e calos ou para reduzir a pressão sobre as zonas irritadas.
  • Esfregue a área dura com pedra-pomes para remover os calos. Não corte com uma faca, que seja o seu médico ou podólogo quem o faz. Mergulhe a área com água morna para amolecer antes de descascar.
  • No caso das verrugas plantares para a remoção pode ser necessária a injeção de drogas em sua base.

Geralmente curável se a causa subjacente pode ser eliminada. Para joanetes, pode ser exigido avaliação radiográfica dos ossos subjacentes à criação de plano de tratamento.

Além disso, para combater o joanete também podemos recorrer à cirurgia. De fato, hoje existem mais de 130 alternativas para remover os joanetes.