Fugir das abelhas é muito comum, o pânico nos invade quando uma abelha nos persegue. Quem já não sofreu com uma picada de abelha? Pode ser doloroso, e algumas pessoas são alérgicas a elas e podem sofrer até mesmo comprometer a sua saúde.
Mas o que se dizer de outras pessoas que podem se curar através apiterapia, uma técnica terapêutica para curar várias doenças.
O Que é Apiterapia?
Talvez o nome pareça estranho, ou talvez não, porque a técnica se torna cada vez mais forte. Apiterapia é o uso de abelhas e os produtos que elas produzem mel, veneno, pólen, cera e geleia real, para o tratamento de várias condições.
Acredite ou não, esta técnica é de longa data e está inscrita como uma das favoritas para o tratamento de doenças como a esclerose múltipla, artrite, algumas feridas, gota, herpes, queimaduras e tendinite na medicina alternativa.
No antigo Egito, Grécia e China desenvolveu-se com grande interesse a pesquisa sobre as propriedades curativas do veneno, foi Hipócrates, o pai da medicina, que revelou a importância da apiterapia no tratamento da artrite. Técnicas de acupuntura também são intimamente relacionadas com apiterapia.
Hoje os estudos médicos conseguiram comprovar os benefícios da apiterapia. Há ainda organizações que se dedicam a isso, por exemplo, a Sociedade Americana de Apiterapia (ASS).
Benefícios da Apiterapia
Deve ficar claro que em apiterapia não é só o veneno e as abelhas, mas, como já dissemos, também têm produtos de relevância que elas geram. Cada um em sua forma e tamanho tem uma função específica em nosso corpo. É o cuidado em definir que tipo de produto que você precisa para melhorar sua saúde. Veja alguns:
Veneno de Abelha
Sua função é ativar o sistema imunológico o que nos protege de doenças, e relaxa o sistema nervoso, reduz a inflamação das articulações, corrige problemas de circulação, varizes e hemorroidas. No tratamento de esclerose múltipla, lúpus, asma, gota, artrite, é muito importante.
O veneno é aplicado no corpo através de uma técnica de medicina tradicional chinesa, muito semelhante à acupuntura, em que o perito vai aplicando picadas de abelhas em pontos exatos do corpo, estes pontos são prescritos pelo especialista. É evidente que as pessoas que são alérgicas a abelhas devem ignorar estes procedimentos para preservar sua vida.
Pólen
Melhora o crescimento e desenvolvimento do corpo, na verdade regula problemas de peso. É usado no tratamento da pressão arterial e episódios de acidente vascular cerebral e prevenção do câncer de próstata.
Própolis
Própolis tem antibiótico, cura e antiviral. Normalmente usado contra infecções respiratórias e resfriados. Lembra-se de quando sua mãe lhe sugeriu tomar uma colher de chá de própolis e você se sentiu melhor? Ele também é extremamente curativo em caso de queimaduras graves, Encontrados em farmácias em creme de própolis, disponíveis para aplicar em queimaduras.
Mel
Além de ser um adoçante natural e hidratante, o mel também é um antioxidante e desintoxicante. Agora que você tem uma noção clara do benefício das abelhas, nada de sentir medo. Na verdade, nem tudo o que parece é ruim, medicina alternativa sempre sabe muito bem como explorar cada item.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.