A depilação com cera é um dos melhores métodos para eliminar os pelos; no entanto, costuma causar pele irritada, inflamada, ressecada e com manchas vermelhas.
A irritação é agravada é exposta, ao dia seguinte de aplicar esta técnica, ao sol da praia apenas para mostrar as pernas perfeitas.
Então, surgem as seguintes perguntas: O que podemos fazer para prevenir e combater essa irritação? Existem remédios caseiros para a pele irritada por depilação?
Remédios Caseiros Para a Pele Irritada Por Depilação
- Misture 3 colheres de sopa de manteiga de karité em um recipiente em banho-maria, com uma colher de óleo de amêndoas e uma de mel. Retire do fogo e espere até que esfrie. Se você quiser dar um toque refrescante, adicione pepinos à mistura, depois que repousar. Deixe atuar durante 15 minutos, enxague com água morna e seque com suaves toques utilizando uma toalha.
- Misture um punhado de folhas de alecrim, uma colher de sopa de folhas de tomilho ou cinco gotas de óleo essencial da mesma erva, e um quarto de litro de água. Prepare uma infusão, deixe esfriar e coloque sobre a área depilada; para isso, você pode usar um recipiente com difusor em spray. Espere até que seja completamente absorvido. Se você decidir usar o óleo essencial de tomilho, primeiro deixe esfriar o de alecrim, coe e, em seguida, adicione.
- Embeba uma bola de algodão com óleo da árvore do chá e passe pela pele, várias vezes depois de se depilar.
- Despeje 5 gotas de óleo de jojoba em 1 colher de sopa de óleo de amêndoas e misture. Esfregue entre as mãos antes de aplicar, para aquecer e penetrar melhor nos poros. Repita o procedimento uma ou duas vezes no mesmo dia e no próximo, especialmente se sua pele é seca ou escamosa.
- Corte uma folha e aplique o gel de aloe vera diretamente sobre a área afetada. Este remédio alivia o desconforto produzido depois da depilação.
- Polvilhe bicarbonato de sódio sobre a área para evitar os grãos vermelhos, já que facilita que os poros se fechem e evitará uma possível infecção.
- Umedeça um pano com leite frio e aplique dando suaves toques na área depilada. Este remédio hidrata e suaviza a pele avermelhada ou irritada.
- Polvilhe com talco para melhorar a aderência da cera aos pelos e, assim, reduzir a dor.
Recomendações
• Não dar, uma vez terminada a sessão com cera, retoques com pinças, lâminas de barbear ou máquinas de barbear. Utilize corretamente a cera, para que não se submeta a uma repetição. No dia seguinte, você poderá eliminar os pelinhos que sobraram, se necessário.
• Evitar a exposição solar pelo menos 24 horas antes e após o barbear, a fim de evitar manchas ou marcas. Prever as queimaduras ou danos; se é a primeira vez que você vai se depilar, procure um especialista.
• Limpe muito bem a área, elimine os restos de cremes e loções antes da depilação. Isso ajudará a melhorar a aderência da cera ao pelo.
• Espere, se você estiver em seu período menstrual, que passe para iniciar o processo, pois o seu corpo é mais suscetível à dor durante esses dias.
• Usar, depois do procedimento, roupas folgadas, nada de roupas ajustadas ou que esfreguem. Isto evitará a irritação, ressecamento, e permitirá a entrada de ar. Usar, se desejar, produtos para os cuidados depois da depilação adequados para a pele sensível, livres de álcool e sem perfume.
• Evite a maquiagem, os esfoliantes, perfumes fortes, desodorantes e sabonetes perfumados, durante cinco dias, já que alguns cosméticos podem causar irritações.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.