Dizem que as injeções de Botox ajudam a prevenir e reduzir algumas rugas e linhas de expressão na face. Mas, como o fazem? Em Saúde Dicas te contamos o que é Botox, como se usa para problemas médicos e cosméticos, e seus benefícios e riscos.
Você sabia que o Botox provém de uma toxina que produz intoxicação alimentar? Parece absurdo, mas é verdade. Botox é o nome de uma substância feita a partir de uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando essa toxina entra no seu corpo em grandes quantidades, causa uma intoxicação alimentar chamada botulismo, a qual pode colocar em risco a sua vida e provocar paralisia.
Você pode estar se perguntando, então, por que se usa um produto tão perigoso para fazer tratamentos de beleza.
Os médicos descobriram que quando se usam pequenas quantidades desta toxina, é possível ter efeitos positivos sobre a saúde e a estética, pois ajudam a bloquear os sinais nervosos que fazem com que os músculos se contraiam. E por isso não apenas se usa para a prevenção ou redução de rugas em seu rosto, mas também para aliviar enxaquecas e dores de cabeça da coluna, para evitar a transpiração excessiva nas axilas, para reduzir o piscar incontrolável e alguns tiques faciais, para corrigir o estrabismo (olhos cruzados) e para tratar outros tipos de problemas musculares, especialmente nas costas. Surpreendentemente, também está sendo estudada para a depressão.
Mas voltando ao uso do Botox para rugas e linhas de expressão na face. Como você pode reduzi-las com este tratamento? As pequenas doses de Botox são usadas para enfraquecer e paralisar os músculos ou bloquear os nervos. Quando aplicado em uma parte específica do seu rosto, o músculo deixa de receber sinais nervosos e ao enfraquecer já não permite que ele se contraia. Portanto, os músculos do seu rosto nessa área, relaxam e, assim, fazem com que as rugas e linhas de expressão se suavizem.
O lugar onde é mais frequentemente utilizado é na testa (para as linhas entre as sobrancelhas), no pescoço e ao redor dos olhos (para os "pés de galinha"), e tem mostrado resultados muito bons. Além disso, é um tratamento relativamente simples. O Botox é aplicado mediante injeções que levam alguns poucos minutos, sem anestesia e dor que produzem é leve. Após a aplicação das injeções, você deve esperar cerca de uma semana para começar a ver os resultados em seu rosto.
Na verdade, os benefícios do Botox são certos e foram verificados, por isso, várias estrelas de cinema e até mesmo da política o aplicam. Mas, como tudo, deve sempre é preciso levar em conta suas advertências e efeitos colaterais.
Para começar, as injeções de Botox não têm efeitos permanentes, apenas duram entre 3 e 6 meses. Quando o efeito de paralisia passa, os músculos vão recuperando a sua mobilidade e, portanto, as linhas e rugas voltam a aparecer. A boa notícia é que você pode voltar a aplicar o tratamento.
Outra ressalva é que as injeções de Botox não têm nenhum efeito sobre as rugas causadas pelo sol ou pela queda da pele devido aos efeitos da gravidade e dos anos. Além disso, não são recomendadas para rugas ou linhas que se formam em torno da sua boca, pois estes músculos são necessários para comer, falar, sorrir, etc.
E, finalmente, é preciso levar em conta que podem ter alguns efeitos secundários, tais como: dor de cabeça; nódoas negras, vermelhidão e dor na área em que foi aplicada a injeção; sintomas parecidos com a gripe; náuseas ou pode haver queda das pálpebras, ou paralisia transitória, se por acaso o Botox entra mais profundamente no músculo será necessário esperar até que passe o efeito (3-6 meses). Por esta razão, também recomendamos que você não esfregue a área onde injetou por 12 horas e não se deite por 4 horas após a injeção. Felizmente estes efeitos são raros e são temporários.
A melhor maneira de garantir que o seu tratamento de Botox seja um sucesso é escolher um médico especializado, que esteja certificado em dermatologia, otorrinolaringologia ou cirurgia plástica, e que também tenha experiência na aplicação de tratamento de Botox. Além disso, pergunte sobre outras opções.
Com seu rosto em boas mãos, você vai parecer mais jovem, mas lembre-se sempre de escolher um médico qualificado.