Todos nós temos uma cicatriz por menor que seja em alguma parte do corpo. São as marcas da vida, que às vezes nos encontram com cortes, acidentes, queimaduras ou, inclusive, acne. Qualquer que seja a causa de uma cicatriz, é um sinal de que o corpo sarou. Mas, claro, uma cicatriz nem sempre é agradável. Às vezes, pode causar complexos, porque você não gosta de como se vê. Você quer saber se há alguma maneira de apagar as cicatrizes para sempre? Em Saúde Dicas te contamos mais.
Cortes, arranhões, queimaduras, feridas, acne e até mesmo doenças como varicela, podem deixar cicatrizes na pele. As cicatrizes surgem quando a pele sofre uma lesão, e o tecido novo nasce para cobrir nascido: são como um pedaço de pele que nasce para tampar a lesão. É parte do maravilhoso processo de autocura que tem o nosso corpo. No entanto, e apesar de cumprir uma função reparadora depois de um impacto sobre a pele, as cicatrizes nem sempre são bonitas e até mesmo podem desaparecer ao longo do tempo, mas nunca desaparecem completamente.
Muitas pessoas se preocupam porque acham que as cicatrizes podem afetar sua aparência, especialmente se estão em um local visível para todos, como na face, pescoço ou braços. A aparência de uma cicatriz depende de vários fatores:
- O lugar onde está localizada.
- Quão profunda foi a ferida que a causou.
- Sua idade.
- Seu tipo de pele e os fatores hereditários que determinarão como será sua cicatrização.
- Quanto tempo leva para curar.
Existem vários tipos de cicatrizes:
- Cicatrizes queloides: se formam como resultado de uma produção excessiva de colágeno. Por isso, são espessas, avermelhadas e excedem o tamanho da ferida original.
- Cicatrizes hipertróficas: são volumosas como as cicatrizes tipo queloide, mas não excedem os limites da ferida original.
- Cicatrizes contraturadas: no processo de formação deste tipo de cicatriz, as bordas da pele se unem e produzem uma área da pele esticada. Este tipo de cicatriz pode afetar o movimento porque reduz o tamanho da pele.
- Cicatrizes atróficas: são geradas devido à destruição de colágeno. Por isso, geralmente são redondas, como as que aparecem devido à acne ou varicela.
Dependendo de todos esses fatores, existem diferentes tipos de tratamento para minimizar a aparência da sua cicatriz ou cicatrizes. Aqui te contamos do que se tratam:
- Cremes, géis, pastas e prescritos ou de venda livre: O seu médico (dermatologista ou cirurgião plástico) pode recomendar um creme especial para o seu caso particular. Esses cremes ou pomadas podem ter ingredientes como corticosteroides ou anti-histamínicos para cicatrizes sensíveis e que causam coceira.
- Tratamento para eliminar as cicatrizes ou cirurgia: Se suas cicatrizes são resultado de feridas profundas, existem várias opções de tratamento para dissimulá-las até quase apagá-las: enxertos, dermo abrasão, peeling, esfoliação química, luz pulsada ou cirurgia a laser. Seu médico te recomendará qual delas é a melhor opção para o seu caso.
- Injeções: no caso das cicatrizes quelóides ou hipertróficas é possível aplicar injeções de colágeno ou de esteroides.
É provável que o seu médico recomende um ou vários destes tratamentos de combinados para eliminar as cicatrizes o melhor possível.
Leia também: "Cicatrizes: Remédios Caseiros para Cicatrizes".
Lembre-se que muitas cicatrizes desaparecem ao longo do tempo até que seja difícil vê-las. Se você tem uma cicatriz que não gosta, não desanime! Há muitas opções de tratamento que poderiam te ajudar. E se aparecem, tampouco importa, muitas cicatrizes podem tornar-se sua marca registrada.