A azitromicina é um antibiótico usado para tratar diferentes tipos de infecções causadas por uma variedade de bactérias. A vantagem é que ela pode ser administrada uma vez ao dia.
Esse medicamento não é recomendado para casos de resfriado comum, gripe ou infecções virais, uma vez que ele é ativo contra infecções causadas por bactérias.
Para Que Serve a Azitromicina
Pneumonia
Azitromicina é utilizada no tratamento da pneumonia adquirida, que é o tipo mais comum de pneumonia.
Infecção de Ouvido (Otite Média)
A azitromicina é usada para tratar otite média, que é uma infecção do ouvido médio com sintomas como dor de cabeça, dor de ouvido, zumbido nos ouvidos e perda de equilíbrio.
Faringite/Amigdalite
Azitromicina é usada para tratar uma dor de garganta ou faringite (uma inflamação da garganta causada por bactérias ou fumo).
Infecções da Pele e dos Tecidos Moles
A azitromicina é usada para tratar infecções da pele e dos tecidos moles caracterizadas por febre com calafrios, vermelhidão ao redor dos folículos pilosos, erupção cutânea amarelada e dores musculares.
Acne
A forma tópica desse medicamento é usado para tratar a acne vulgar, uma condição de pele a longo prazo na qual os folículos pilosos são bloqueados por células mortas e óleo, resultando em cravos, espinhas, cicatrizes na pele.
Conjuntivite Bacteriana
Os colírios e pomadas oculares de azitromicina são usados para tratar a conjuntivite bacteriana causada por H. influenzae, S. aureus e S. pneumoniae.
Como Usar Azitromicina
Tome azitromicina de acordo com as instruções do seu médico. Seu médico lhe dirá quanto e quanto tomar de azitromicina.
A dosagem recomendada de azitromicina depende da condição médica a ser tratada.
Geralmente a dose recomendada de azitromicina em adultos para tratamento de infecções pulmonares e cutâneas é de 500 mg(dois comprimidos de 250 mg) no primeiro dia, seguidos de 1 comprimido de 250 mg tomados no mesmo horário todos os dias, durante 4 dias.
A azitromicina também pode ser administrada por injeção para tratar pneumonia grave ou doença inflamatória pélvica. Geralmente é administrada por um profissional de saúde.
Mas a dose da medicação tem que ser recomendada por um médico, pois muitos fatores podem alterar a dosagem recomendada, como peso corporal, outras condições médicas e outros medicamentos.
A medicação pode ser tomada com ou sem comida. Tomar esse medicamento com alimentos pode ajudar a evitar dores de estômago.
Efeitos Colaterais do Azitromicina
Muitas pessoas sofrem menos efeitos colaterais ao tomarem azitromicina em comparação com outros antibióticos da classe dos macrolídeos, como a eritromicina.
No entanto, podem ocorrer alguns efeitos colaterais, principalmente se o seu médico prescreveu uma dose alta de azitromicina:
- Náusea.
- Vômito.
- Diarreia.
- Gases
- Desconforto estomacal
Efeitos Colaterais Graves
Vá ao médico imediatamente se você tiver um dos seguintes efeitos colaterais:
- Dor no peito.
- Convulsões.
- Inchaço dos pés ou tornozelos.
- Inflamação do cólon (os sintomas podem incluir dor abdominal, diarreia grave, fadiga).
- Acúmulo de líquido entre os pulmões(dor no peito, pressão no peito, dificuldade em respirar).
- Baixa contagem de glóbulos brancos