Os atletas necessitam de diferentes requisitos nutricionais do que a população em geral, devido à realização sustentada de exercício extenuante.
Os atletas têm um maior impacto e estresse sobre as articulações. Por isso, muitas vezes procuram medicamentos ou suplementos que possam aliviar a dor e a inflamação nos tornozelos, joelhos, cotovelos e punhos.
Estes atletas também estão em risco de desenvolver a osteoartrite, uma doença dolorosa das articulações caracterizada pelo desgaste da cartilagem, que normalmente atua como um amortecedor entre os ossos das articulações para minimizar o dano causado pela fricção e pelos impactos mecânicos. Finalmente, a osteoartrite é caracterizada pela inflamação e perda de mobilidade.
Estes são alguns dos suplementos mais comuns usados por atletas para combater a dor e a inflamação articular.
A glucosamina e a condroitina são componentes naturais dos proteoglicanos, os pilares fundamentais da cartilagem, e desempenham um papel essencial no desenvolvimento conjunto.
A glucosamina é feita a partir de ostras e conchas de caranguejo, e a condroitina da cartilagem bovina ou do tubarão. Numerosos estudos têm sido realizados sobre a eficácia destes suplementos para combater a inflamação, a dor e a perda de cartilagem. Os resultados mostram que a glucosamina e a condroitina estimulam a produção de cartilagem.
Estudos clínicos mostram que esses dois suplementos esportivos permitem ajudar os atletas com os danos da cartilagem para curar e voltar a treinar como antes. Os estudos clínicos mostram também que em longo prazo aliviam a dor e alguns dos sintomas associados com a osteoartrite.
Os estudos mostram também que estes suplementos retardam a progressão da osteoartrite. Os efeitos da terapia com estes suplementos não são imediatos, mas o uso prolongado pode ajudar a regenerar as cartilagens.
Tanto a glucosamina como a condroitina são naturais e não-tóxicos, e é um suplemento esportivo essencial no arsenal de qualquer atleta.
Composto natural presente no líquido sinovial das articulações. As moléculas de AH no líquido sinovial agem como lubrificante, protegendo as superfícies articulares adjacentes contra os danos mecânicos.
O ácido hialurônico no líquido sinovial atua como um amortecedor, protegendo cartilagem de um trauma à compressão. Também ajuda a nutrir a cartilagem e proporciona uma barreira protetora para a membrana sinovial e ajuda a mascarar os receptores de dor.
O colágeno é uma proteína fibrosa e forte, um componente importante dos ossos, cartilagem, tendões, ligamentos e outros tecidos (pele, unhas, cabelo). O colágeno hidrolisado pode desempenhar um papel vital para aquelas pessoas com risco de desenvolver uma doença articular.
Pode inclusive beneficiar as pessoas que já sofrem de doença degenerativa das articulações artríticas e as condições para reduzir a inflamação, diminuir a dor, (portanto a redução de medicamentos para dor) e a melhora da função articular, da flexibilidade e da mobilidade.
MSM ou metilsulfonilmetano, é uma fonte de sulfato biologicamente ativa é essencial para a produção de colágeno (um componente fundamental da cartilagem) e aminoácidos sulfurados tais como metionina e cisteína.
O MSM tem propriedades sinérgicas que permitem reduzir determinadas substâncias no organismo que afetam o processo inflamatório. Vários estudos clínicos têm demonstrado a eficácia e segurança deste produto.
Converse com seu nutricionista para maiores informações.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.