Muitos casais decidem se tornar pais e abandonam os métodos contraceptivos (pílulas, preservativos, espermicidas, diafragma, etc.).
No entanto, o tempo passa e não há notícia de um bebê e é, então, quando começam a se preocupar e se perguntam o que está acontecendo?
Considera-se que existem problemas de infertilidade quando, depois de um ano de tentativas, não se consegue a concepção.
Em alguns casos, o problema reside no homem devido a uma série de fatores, como:
Leia também: "Infertilidade Masculina: Causas e Tratamento".
Recomendações: Espere um tempo para se recuperar após uma doença viral. Toda doença viral associada à febre, e até mesmo um resfriado forte, pode reduzir a contagem de espermatozoides por até três meses. Isto se deve ao fato de que o ciclo normal de produção de espermatozoides é de 78 dias; são necessários mais 12 dias para amadurecerem.
Não use esteroides. Os esteroides anabólicos tendem a bloquear a glândula pituitária e, por isso, alteram o equilíbrio hormonal do corpo e inclusive podem causar danos irreversíveis nos testículos.
Tenha cuidado com certos fármacos. Alguns medicamentos contra a úlcera, agentes quimioterápicos e determinados antibióticos podem reduzir significativamente a contagem de espermatozoides. Em caso de dúvida, resulta conveniente consultar o seu médico para mudar a medicação.
Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Diversos estudos realizados nos últimos anos mostram que o alcoolismo crônico e o consumo habitual de maconha também podem ser causadores desses problemas.
Deixar de fumar. De acordo com pesquisas realizadas, o consumo de tabaco tem efeitos nocivos sobre a fertilidade não apenas sobre as possibilidades de conseguir a gravidez, mas também sobre os resultados do tratamento de reprodução assistida.
Evite calor extremo. É recomendado ter cuidado no momento de tomar banhos em saunas ou banhos de assento muito quentes, já que os espermatozoides morrem se são expostos ao calor. Também é aconselhável evitar o uso de roupas íntimas apertadas ou calças muito ajustadas e prefira, em vez disso, cuecas do tipo boxe e calças largas.
Abster-se por um tempo. A abstinência faz com que os espermatozoides se fortaleçam. Por isso, é recomendável não ter relações sexuais, pelo menos, dois dias antes do período de fertilidade feminino para aumentar o número de espermatozoides.
Evite a obesidade. Um homem com obesidade tem uma menor produção de espermatozoides. Por isso, recomenda-se perder os quilos extras mediante um programa de exercícios.
Adote uma dieta equilibrada e saudável. A falta de antioxidantes e vitaminas atua negativamente sobre o DNA espermático. Também se requer o consumo de micronutriente, como folato, essencial no desenvolvimento de células germinativas.
Praticar técnicas de relaxamento. O estresse é também uma das principais razões que reduzem tanto a contagem de espermatozoides, assim como a qualidade destes, o que afeta seriamente a fertilidade nos homens. Neste sentido, recomenda-se a prática de algumas técnicas de relaxamento diárias, como yôga, meditação e exercícios de respiração profunda. Tenha um descanso adequado e sono adequado, a fim de melhorar o desempenho e mobilidade.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.