Infertilidade Masculina: Causas E Tratamento
Aproximadamente 15% dos casais são inférteis e significa que não são capazes de conceber um filho, apesar de terem frequentes relações sexuais desprotegidas durante um ano ou mais; nesses casos, a infertilidade masculina desempenha um papel importante.
A infertilidade masculina se deve à baixa produção de esperma, aos espermatozoides deformados ou imóveis, ou bloqueios que impedem a entrega dos espermatozoides, assim como doenças, lesões, problemas crônicos de saúde, estilo de vida e outros fatores podem desempenhar um papel importante, no momento de causar a infertilidade masculina.
Sintomas de Infertilidade Masculina
O principal sinal de infertilidade masculina é a incapacidade de conceber uma criança, e podem existir outros sinais ou sintomas óbvios. No entanto, existe um problema subjacente, tal como uma doença hereditária, desequilíbrio hormonal ou uma condição que bloqueia a passagem dos espermatozoides e podem causar sintomas e sinais, que podem incluir:
- A incapacidade de conceber uma criança.
- Problemas com a função sexual, como dificuldade com a ejaculação ou dificuldade em manter uma ereção, disfunção erétil.
- Dor, inchaço ou a presença de um nódulo na área testicular.
- Diminuição do pelo facial ou corporal ou outros sinais de anormalidades cromossômicas ou hormonais.
- Baixa contagem de espermatozoides normais, inferiores a 15 milhões de espermatozoides por mililitro de sêmen ou contagem total de espermatozoides inferior a 39 milhões por cada ejaculação.
Causas da Infertilidade Masculina
A infertilidade masculina pode ser causada por diferentes causas, sejam médicas, ambientais ou de estilo de vida.
Causas médicas:
- Problemas na ejaculação, como a ejaculação retrógrada, que ocorre quando o sêmen entra na bexiga durante o orgasmo em vez de emergir para a ponta do pênis, devido às diabetes, lesões na coluna vertebral, medicamentos ou cirurgias da bexiga, próstata ou da uretra.
- Infecções, onde algumas podem interferir com a produção ou saúde do esperma, como algumas infecções sexualmente transmissíveis, incluindo clamídia e gonorreia, prostatite e testículos inflamados por caxumba.
- Varicocele, que é uma inflamação das veias que drenam do testículo, o que pode impedir o esfriamento normal dos testículos, e reduz o número de espermatozoides.
- Anticorpos que atacam os espermatozoides, que são células do sistema imunológico, as quais identificam os espermatozoides como invasores nocivos e tentam eliminá-los.
- Desequilíbrios hormonais, que podem ser consequência de distúrbios dos sistemas hormonais, incluindo o hipotálamo, hipófise, tireoide, supra-renais e os testículos, assim como os baixos níveis de testosterona.
- Defeitos cromossômicos, como a síndrome de Klinefelter, na qual um homem nasce com dois cromossomos X e um cromossomo Y - e outras síndromes genéticas, como a fibrose cística, síndrome de Kallman, síndrome de Young e síndrome de Kartagener.
- Tumores não malignos, que podem afetar os órgãos reprodutivos masculinos ou as glândulas que liberam hormônios relacionados à reprodução, como a glândula pituitária.
- Testículos não descidos normalmente.
- Problemas com a relação sexual, como a disfunção erétil, ejaculação precoce, relações sexuais dolorosas, anormalidades anatômicas ou problemas psicológicos ou de relacionamento que interferem com o sexo.
- Defeitos do duto espermal, devido ao fato de que os tubos que transportam os espermatozoides (dutos espermáticos) podem ser danificados por doenças ou lesões.
- Doença celíaca, é um transtorno digestivo causado pela sensibilidade ao glúten, que pode melhorar a fertilidade após a adoção de uma dieta isenta de glúten.
- Alguns medicamentos, como a terapia de reposição de testosterona, esteroides anabolizantes, medicamentos contra o câncer, certos medicamentos antifúngicos, ou alguns medicamentos para úlcera podem reduzir a fertilidade masculina.
Causas ambientais da infertilidade masculina:
- Produtos químicos industriais, tais como a exposição prolongada a benzeno, tolueno, xileno, pesticidas, herbicidas, solventes orgânicos, e tintas de chumbo podem contribuir para uma baixa contagem de esperma.
- Exposição a metais pesados, como o chumbo ou outros metais pesados.
- Radiação ou raios -X, com doses elevadas de radiação, a produção de esperma pode ser reduzida de forma permanente.
- Superaquecimento dos testículos, pelo uso frequente de saunas e banheiras de hidromassagem, ou por permanecer sentado por longos períodos de tempo.
Outras causas da infertilidade masculina incluem:
Consumo de álcool, tabaco, drogas ilícitas, estresse emocional, trabalho, peso ou ciclismo prolongado.
Tratamento Para a Infertilidade Masculina
Os tratamentos para a infertilidade masculina são:
- Tratamentos para problemas sexuais, como medicação ou aconselhamento em casos de disfunção erétil ou ejaculação precoce.
- Cirurgia, no caso de varicocele, por exemplo.
- O tratamento de infecções com antibióticos podem curar a infecção do trato reprodutivo, embora nem sempre restaure a fertilidade.
- Tratamentos hormonais e medicamentos, por causa de baixos ou altos níveis de certos hormônios ou a forma como o corpo os utiliza.
- Tecnologia de Reprodução Assistida, onde o esperma é então inserido no trato genital feminino, ou é usado para realizar a fertilização in vitro ou injeção intracitoplasmática de espermatozoides.