Um nódulo na axila pode ser gerado por muitas razões e não devemos nos alarmar sem saber por que se formou. Uma vez que vamos ao médico, ele nos dará as respostas que precisamos com base em quando percebemos o nódulo pela primeira vez, se mudou de tamanho, se você está amamentando, se dói e se o relacionamos com outros sintomas. Também realizará um exame físico para determinar qual é a raiz do problema.
Se a causa é viral, devido a uma infecção, o nódulo desaparecerá tal e como apareceu. Se for produzido como reação a uma alergia, temos que descobrir quais são as causas e eliminar esse elemento alérgeno.
Pois bem, existem três razões principais pelas quais podemos desenvolver um nódulo na axila. Vamos ver.
A furunculose é a causa mais comum da formação de nódulos ou aglomerados nas axilas. É um cisto que se forma devido a uma infecção da glândula sudorípara, que impede a saída do suor, que termina na saída do pelo da axila. Pode ser bastante incômodo ou inclusive doloroso, mas é inofensivo. A melhor maneira de preveni-lo é cuidar da depilação, porque é quando o pelo pode ficar preso e originar um cisto.
O linfoma é uma possibilidade que não devemos descartar. É um tipo de câncer que tem um tratamento muito eficaz. Dependendo do tipo de linfoma receberemos uma ou outra medicação, mas acima de tudo, não devemos perder a esperança, é uma doença que pode ser vencida. Podemos relacioná-la com outros sintomas, como febre baixa, perda de peso ou excesso de suores noturnos. No entanto, também pode haver sem maiores sinais do que o próprio nódulo.
Uma inflamação da linfa não é um problema alarmante, podem inflamar-se quando estamos doentes ou sofremos alguma infecção. Nosso médico descobrirá o que causou a inflamação e nos receitará medicamentos, dependendo da fonte do problema.
Lembre-se, que se você tem um nódulo na axila o mais habitual é que se trate de uma furunculose ou cisto e que, no caso de que seja um linfoma existem soluções.
Para mais informações sobre o aparecimento de nódulos, sugerimos a leitura do artigo "Nódulo na Mama, Nem Sempre é um Sinal de Câncer de Mama".
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.