Independentemente do tipo de exercício que fazemos, a musculatura do nosso corpo precisa se recuperar e isso se consegue mediante duas ferramentas fundamentais: descanso e alimentação adequada.
Para poder enfrentar uma nova sessão de atividade física é importante ingerir 0,2 a 0,4 gramas de proteínas combinadas com 0,8 gramas de carboidratos por hora de exercício realizada. Por outro lado, não se deve deixar passar mais de 30 a 45 minutos após o treinamento sem comer, já que se passar mais tempo, é tarde demais para que o corpo pare de produzir cortisol, um hormônio que faz com que os músculos se atrofiem.
Cabe destacar que não há necessidade de comer em abundância, costuma ser suficiente uma barra energética ou uma banana e uma garrafa de água ou bebida isotônica para que comece a recuperação muscular.
Um batido com leite desnatado, mel, gérmen de trigo e frutas vermelhas fornece uma boa quantidade de proteínas, carboidratos e antioxidantes. Por outro lado, beber bem frio ajuda a reduzir a temperatura corporal, o que reduz a inflamação dos tecidos e colabora com a recuperação ou Mesmo um batido de Whey Protein.
As pimentas picantes são ricas em vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B6, que é a responsável pelo transporte de oxigênio para todos os tecidos do corpo.
Essa carne é magra e muito rica em selênio, importante para evitar a fraqueza muscular e acelerar o processo de recuperação após exercícios exaustivos.
Esta raiz é boa para reduzir a dor após o treinamento, já que é um anti-inflamatório natural.
Estes alimentos evitam as cãibras após o exercício devido ao fato de que são uma excelente fonte de potássio, sódio e cálcio.
Leia também: "Os Antioxidantes Aceleram a Recuperação Após o Exercício".
É ideal para pessoas que praticam esportes que precisam de resistência muscular. O ômega-3 presente na carne de salmão ajuda a reduzir a inflamação muscular pós-exercício, além disso é uma excelente fonte de proteína magra.
Tem a capacidade de acalmar a dor muscular depois de um treinamento de alta intensidade. Suas propriedades anti-inflamatórias e carboidratos reconstroem as fibras musculares.
O abacaxi fornece boas doses de vitamina C, que estimula a cura muscular e a vitamina B6. Mas o mais importante desta fruta é a contribuição de bromelaína, uma enzima que reduz a inflamação e alivia lesões.
É o iogurte que mais proteínas possui, cálcio e prebióticos.
Embora seja muito rico em gorduras saturadas, também fornece ácidos graxos de cadeia média que são as gorduras "boas". Por outro lado, este óleo é digerido tão facilmente que oferece um impulso de energia instantâneo.
São ricos em antioxidantes e antocianinas, responsáveis pelo transporte de oxigênio para o sangue para recuperar os músculos.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.