O tempo estimado de gravidez é 40 semanas, embora poucos bebês nasçam justamente nesta semana e é habitual que o faça entre as semanas 38 e 42. Os bebês nascidos entre as semanas 41 e 42 são considerados "a termo tardio", mas, quais riscos existem se o parto está atrasado?
Normalmente, ao superar a semana 40 será realizado um monitoramento fetal para verificar se está tudo bem, mas se a semana 42 se aproxima é possível que o ginecologista te fale da possibilidade de induzir o parto. Depois de certa data, muitos hospitais têm uma política de indução do parto.
Isso porque, embora pudesse ser simplesmente que o bebê não estivesse pronto para nascer, porque se calculou mal a data do parto, existem determinados riscos, se o parto não ocorre.
Para tentar induzir o parto naturalmente, lembre-se que você tem que permanecer ativa, passear (o balanço pélvico favorece o amolecimento do colo do útero), estimular suavemente os mamilos e manter relações sexuais (se produz oxitocina, que estimula as contrações uterinas), se não houver contraindicação.
Enquanto isso, você pode manter um controle dos movimentos fetais para monitorar o estado de saúde do bebê, tentando observar vários dos seus movimentos por hora (melhor ficar tranquila e atenta, pois com a rotina do dia a dia os movimentos fetais muitas vezes passam despercebidos). Se você passa várias horas sem perceber movimento, deve informar o médico.
Leia também: "Problemas Médicos que Podem surgir Durante o Parto".
Às vezes, o pior é o quão ruim passa a mãe, quando, depois de tantas semanas de gravidez, com o lógico cansaço, sensação de peso, desconforto e a vontade de ver finalmente o bebê, isso não acontece. Mantenha-se com calma, divertida, ativa e receba o apoio da família também é muito importante neste sentido.
Em suma, pode acontecer que alguns bebês que estão prontos para nascer precisem de uma "ajuda" para evitar o risco de nascer tarde demais.
Felizmente, na maioria dos casos, quando está "maduro" o parto se produz e em ocasiões a chave está em não se desesperar e realizar os controles adequados para verificar se o bebê está bem. Uma indução artificial do parto apenas deveria ocorrer se o atraso pode provocar problemas na saúde do feto ou da mãe.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.