Entre as substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo encontramos o magnésio, um mineral que contribui significativamente para o bom funcionamento do metabolismo. No caso das mulheres, ajuda também a controlar as dores da síndrome pré-menstrual e fornece uma série de benefícios durante a gravidez.
O magnésio é o quinto mineral mais abundante no nosso corpo, cuja presença varia entre 21 e 28 gramas. 65% deles se encontra no esqueleto, 25% nos músculos e o restante nos tecidos moles. Considera-se esta substância como essencial para o correto funcionamento do organismo.
O magnésio está envolvido em muitas reações metabólicas, tais como a regeneração do tecido muscular, por isso é fundamental para as pessoas que normalmente exercem atividades físicas. Também ajuda a aliviar os problemas intestinais, tais como a síndrome do intestino irritável, e contribui para o relaxamento muscular.
Além disso, favorece a purificação do sangue, eliminando o colesterol dos vasos sanguíneos, mobilizando os leucócitos e impulsionando a produção de anticorpos. Ajuda a prevenir a osteoporose, uma vez que reforça a absorção de cálcio, e também reduz a insônia, por estar estreitamente relacionado com o sistema nervoso.
Da mesma forma que possui uma ação sedativa, está envolvido no processo de produção de energia, ao colaborar na correta transmissão dos impulsos nervosos. O que faz exatamente é facilitar a quebra das moléculas de glucose nos músculos, de modo que permita a criação de novas energias. Este mineral é utilizado também no tratamento de geriatria, porque contribui para a luta contra a doença de Alzheimer.
O magnésio também é essencial na dieta concebida para a perda de peso, porque aumenta a secreção da bílis, o que facilita a digestão de gorduras e a eliminação de toxinas. Também ajuda a regular a evacuação de fezes.
Leia também: "Alimentos Ricos em Magnésio".
Quanto às mulheres, o magnésio contém muitos benefícios para o seu organismo. Por exemplo, é um grande aliado para aliviar a dor e os sintomas da síndrome pré-menstrual, reduzindo a inflamação que acompanha este processo.
Também combate a retenção de líquidos que muitas vezes acompanha o ciclo pré-menstrual, e contra outros sintomas como dor nas mamas e inchaço abdominal. Cumpre a mesma função com os efeitos da menopausa, ajudando a reduzi-los.
Diz-se também que o magnésio conta com várias vantagens no período de gravidez. Combate as cãibras musculares associadas a este estado, e reduz a pressão arterial e as convulsões uterinas. Combate a retenção de líquidos e a hipertensão, e previne os nascimentos prematuros, mantendo o útero relaxado.
Também está envolvido no equilíbrio hormonal e ajuda a combater o estresse, mais associado às mulheres do que com homens (muitas vezes devido à maior pressão a que são submetidas em muitos aspectos).
Demonstrou-se que a deficiência de magnésio no organismo pode ser altamente prejudicial, pois está relacionada inclusive com o aparecimento de determinados tumores. A falta deste mineral é evidente em sintomas como cólicas, fadiga, problemas de pele, cabelos e unhas.
Para evitar isso, devemos manter uma dieta rica em magnésio, consumindo alimentos com alto teor desta substância. Os mais notáveis são cacau, frutos secos, cereais integrais, leguminosas, gérmen de trigo e levedura de cerveja.
Em menor medida, podemos citar o peixe, a carne, o leite, os limões, os abacates, as toranjas, os figos, as maçãs e as ameixas. A água também contém uma significativa porcentagem de magnésio.
No entanto, devemos tomar algumas precauções no consumo deste mineral, o que requer supervisão médica em casos de doenças, como a insuficiência renal.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.