A hepatite é uma inflamação do fígado que pode afetar qualquer pessoa, independentemente do sexo ou idade. Alguns podem contrair por parasitas, bactérias, algum medicamento ou por herança. Vamos ver como a hepatite afeta o bebê na gravidez.
Além disso, é possível ter hepatite e não manifestar quaisquer sintomas, especialmente os recém-nascidos e as crianças.
Se você é portadora do vírus da hepatite B e não recebeu os anticorpos existe a possibilidade de transmitir a doença para o bebê durante o parto. Mas se não for detectado até a última hora, poderia ser aplicado um tratamento para as crianças durante as 12 horas após o parto.
Como dissemos antes, o bebê poderia não apresentar quaisquer sintomas no início, mas sim poderiam se converter em portadores crônicos, quando chegarem à idade adulta. Devido a isso, propagariam o vírus e o que é pior, correriam o risco de contrair câncer ou alguma doença hepática.
Embora não exista cura para a hepatite B, sim, existem certos medicamentos que controlam a condição.
No caso da hepatite A, os bebês também pode contraí-la no momento do parto ao entrar em contato com o sangue da mãe, ou por via oral como os adultos. A hepatite A não representa um risco tão grave como as demais, embora, é claro, o melhor é encontrar um caminho para o pequeno não seja infectado. SE o fizermos, ele desenvolveria defesas contra a mesma.
Em relação à hepatite C, a maioria das pessoas não sabe que sofre até muito depois de ter se contaminado. A probabilidade de que se produza a transmissão vertical, ou seja, a que se produz de mãe para filho, depende da situação da mulher. Esta situação variará de acordo com a quantidade de carga viral que tenha no sangue.
Algumas mulheres sofrem, além de vírus da hepatite C, também de HIV, aumentando as possibilidades de transmissão da hepatite. Nestas circunstâncias, a mulher pode considerar o tratamento contra sua hepatite C antes de engravidar. Não é um tratamento simples, mas existem 50% de probabilidade de ser curada.
Ficou claro como a hepatite afeta o bebê na gravidez? Em qualquer caso, diante da menor suspeita de sofrer essa ou outra doença lembre-se de sempre ir a um profissional médico que será capaz de melhor informá-la e tratá-la se for necessário.
E neste outro artigo vamos lembrar quais são os “Principais Exames Médicos do Recém-Nascido”.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.