A gengivite é uma inflamação das gengivas, que é muitas vezes produzida pela placa, devido à acumulação de bactérias nos dentes, o que se conhece como gengivite induzida por placa, embora possam ser lesões gengivais não induzidas por placa, e ser causada em outros casos por vírus, outras bactérias específicas, fungos, fatores genéticos ou não ter causa conhecida, entre outros.
Os sinais e sintomas da gengivite são gengivas inchadas de cor vermelha brilhante ou púrpura, com presença de retração das mesmas e doloridas ao toque, sangram com facilidade ao escovar ou passar fio dental, e existe mau hálito.
As causas mais comuns de gengivite são o acúmulo de placa bacteriana em torno dos dentes principalmente, assim como alterações hormonais, como as que ocorrem na puberdade e na menopausa, doenças como câncer, diabetes, HIV, que têm um maior risco de sofrer de gengivite, alguns medicamentos; tabaco e antecedentes familiares.
Escovar os dentes, usar fio dental e visitar o dentista regularmente podem prevenir a gengivite, mas também é importante minimizar o aparecimento desta doença através de uma alimentação adequada.
A melhor maneira de prevenir a gengivite é um programa de correta higiene bucal, que deve começar o mais cedo possível, e praticar constantemente durante toda a sua vida, o que significa escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia: pela manhã e antes de dormir, assim como usar fio dental pelo menos uma vez por dia, embora o melhor seja escovar os dentes após cada refeição ou sempre que recomendado pelo seu dentista.
Leia também: "Higiene Bucal – Dicas Para Uma Correta Higiene Bucal".
É importante realizar uma limpeza completa com a escova de dente e o fio dental, que leva apenas alguns minutos, porque usar o fio dental antes de escovar permite limpar todas as partículas soltas de alimentos e as bactérias.
Você deve consultar o seu dentista regularmente para realizar limpezas profissionais, geralmente a cada seis a 12 meses e se você tem fatores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolver gengivite, é possível que precise realizar uma limpeza dental profissional com maior frequência, por exemplo, a cada quatro meses, mas será o seu dentista que descreverá os passos a seguir.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.