A urtiga é uma planta perene, que pode atingir até um metro de altura.
Da urtiga se usa o caule e a raiz em estado seco. No entanto, o efeito da raiz é mais seguro.
A urtiga floresce abundantemente na primavera nos lugares úmidos e perto de áreas residenciais.
Nos tempos antigos, a urtiga era usada principalmente para aliviar e até mesmo curar a paralisia.
A urtiga fresca pode ser consumida como qualquer verdura (tem um sabor parecido com o do espinafre), basta fervê-la em água por 10 minutos e servir com sal e azeite. A urtiga maior floresce de Junho a Setembro, época propícia para a sua colheita.
A urtiga contém princípios ativos, tais como ácido fórmico, fosfatos, ferro, etc. Devido a este último mineral é altamente recomendável no caso de anemia.
Entre as propriedades curativas da urtiga temos: depura o sangue, é diurética, desfaz as pedras nos rins e é um vasoconstritor por isso é usada para controlar hemorragias nasais e períodos menstruais abundantes.
Também é propícia para combater as dores produzidas pelo reumatismo e se recomenda a usa aplicação em casos de paralisia dos membros.
Tem também alguma capacidade para diminuir a quantidade de açúcar no sangue. Portanto, recomenda-se o seu consumo por diabéticos.
A urtiga também tem propriedades laxantes, estimula a glândula tireoide e fortalece as defesas orgânicas. As melhores maneiras de consumi-la são: tortilha, sopa ou cozidas por 10 minutos, como qualquer outro vegetal.
Quanto ao seu uso externo, é usada para combater a queda de cabelo, caspa e contra doenças da pele.
Creme de urtiga
Ingredientes
Preparação
Lave com cuidado as urtigas, utilizando as partes mais macias.
Cozinhe-as em um litro de água com farinha de aveia durante meia hora, em seguida, adicione o queijo e misture.
Quando esfriar, misture tudo e coe. Adicione ao creme o Tamaris, leve ao fogo novamente e deixe ferver, cozinhe durante mais meia hora e sirva.
Torta de urtigas e dente de leão
Ferva em pouca água 450 gramas de acelgas e 500 gramas de urtigas e dente de leão. Uma vez fervidos, retire a água das ervas e as misture com azeite de oliva, noz-moscada, sal, pimenta e 300 gramas de requeijão e queijo ralado.
Prepare uma massa com farinha, sal e óleo. Despeje o recheio e antes de fechar à torta, derrame por cima três ovos crus. Perfure a superfície e cozinhe em forno médio até dourar.
Urtigas Primaverais
Lave um punhado de brotos de urtiga. Aqueça 1 colher de chá de azeite e refogue. Adicione 1 colher de sopa de farinha de trigo, despeje um pouco de água quente, com uma pitada de sal. Cubra e deixe cozinhar com um defletor de parede por 20 minutos. Retire do fogo e sirva.
Cevada com urtigas
Depois de deixar de molho a cevada durante 12 horas, deve se cozinhar esta em uma panela de pressão. Além disso, deve-se refogar em azeite de oliva 2 cebolas cortadas em rodelas finas e depois de alguns minutos de cozimento, adicione 200 gramas das urtigas macias.
Junte às urtigas e duas colheres de sopa de cevada e cozinhe durante 20 minutos. Deixe descansar por alguns minutos antes de servir.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.