O rícino é um arbusto, pertencente à família das Euphorbiaceae (Ricinus communis), que alcança vários metros de altura.
Tem o caule ramoso, muitas vezes de cor púrpura, assim como os pecíolos e os nervos das folhas; estas são grandes, com o limbo partido, de segmentos dentados, e pecíolo muito longo.
Os ramos florais levam flores masculinas na parte basal e flores femininas na parte superior.
O fruto é globoso, eriçado de pontas, a extremidade seca, e com três sementes grandes e malhadas, providas de uma excrescência apical. O rícino é nativo do sul da Ásia. É cultivado em todos os países quentes e em muitos lugares, tornou-se naturalizado.
Em climas temperados, muitas vezes se comporta como anual, porque as geadas de inverno o fazem fenecer a cada ano.
De suas sementes se obtém o óleo de rícino, também conhecido como óleo de castor por sua denominação em Inglês (castor oil) e é composto por triglicérides de ácido ricinoleico, ácidos graxos oleicos, linoleicos e palmíticos.
Desde os tempos faraônicos, esta substância tem sido utilizada para fins cosméticos e medicinais.
Em relação ao mundo da medicina natural, óleo de rícino é usado contra calos, verrugas, micose, cicatrizes, dor pélvica, cólicas menstruais, ejaculação precoce e catarata.
Para fins estéticos, este óleo é usado para melhorar o aspecto das sobrancelhas muito finas ou pouco abundantes. Neste sentido, podemos aplicar uma pequena quantidade sobre elas antes de dormir, delineando-as com a ajuda de um cotonete ou uma bola de algodão.
Graças ao ácido ricinoleico que contém este óleo tem múltiplas propriedades que combatem os micróbios e atuam diretamente sobre a acne. É possível aplicar máscaras faciais, pelo menos, uma vez por semana é ideal para purificar a pele e prevenir a formação de novos grãos. Isso pode ser feito adicionando algumas gotas deste líquido a sua máscara facial favorita, ou espalhando por todo o rosto duas ou três gotas do produto com a ponta dos dedos, deixe agir por 30 minutos e retire com uma toalha de papel. Se a pele ainda se sente gordurosa, pode-se limpar com um sabão dermatológico que seja neutro.
Para ter cílios mais longos e volumosos, basta colocar uma gota de óleo sobre eles, todas as noites, antes de ir para a cama. A maneira mais simples de fazer isso é utilizando uma escova igual a que traz o rímel, que você pode comprar, ou reciclar depois de limpá-la, uma vez que tenha acabado o produto.
Remédio com óleo de rícino para calos: esfregue a área com óleo de rícino todos os dias durante duas semanas.
Remédio com óleo de rícino para verrugas: aplique na verruga uma gota de óleo de rícino duas vezes por dia e cubra com uma bandagem.
Remédio com óleo de rícino para cicatrizes: aplique várias gotas de óleo de rícino sobre a área afetada e esfregue diariamente. Da mesma forma, você pode misturar com algumas gotas de gel de aloe vera para melhorar a aparência da cicatriz.
Remédio com óleo de rícino para dores pélvicas e cólicas menstruais: ferva 1/3 de xícara de óleo de rícino e molhe um pano. Coloque sobre a área abdominal e deixe até esfriar.
Remédio com óleo de rícino mamona contra micose: triture a semente de um abacate e misture com o óleo de rícino até conseguir uma pasta. Esfregue o couro cabeludo, cubra com uma touca plástica e deixe durante toda a noite, lavando na manhã seguinte.
Remédio com óleo de rícino para catarata: molhe com um pouco de óleo de rícino o dedo indicador e unte delicadamente a borda do olho para que deslize até o interior. Aplique este remédio todos os dias durante um mês.
Remédio com óleo de rícino para ejaculação precoce: esfregue as mãos com 1 colher de chá de óleo de rícino. Em seguida, faça massagens de forma circular na área do períneo (área entre o ânus e os testículos) e termine com suaves movimentos em direção à base do pênis.
Remédio com óleo de rícino para endurecer as unhas: aplique uma camada antes do esmalte de óleo de rícino, ou deixe-as de molho por alguns minutos em uma pequena quantidade que deve ser aquecida previamente.
Remédio com óleo de rícino para lábios rachados: aqueça em uma panela pequena em fogo baixo ou banho Maria 8 colheres de chá de óleo de rícino, 2 colheres de chá de cera de abelha e 1 colher de chá de mel até que a cera seja derretida completamente. Retire do fogo. Adicione 8 gotas de óleo essencial de tangerina e mexa até derreter. Coloque a panela em banho-maria de gelo superficial. Usando um batedor ou uma colher, mexa rapidamente durante trinta a sessenta segundos, até que o mel seja totalmente incorporado e a fórmula esteja como um esmalte denso. Será de uma cor amarelo pálido. Coloque a mistura com uma colher em recipientes de armazenamento e tampe. Deixe a mistura descansar durante um par de horas antes de utilizá-la.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.