À uretrite é uma inflamação aguda ou crônica da uretra, geralmente de origem infecciosa, que costuma provocar intensos desconfortos e que pode constituir uma porta de entrada para a infecção dos sistemas urinário e genital.
É importante distinguir entre a uretrite gonocócica, cujo germe responsável é a Neisséria gonorrhoeae, das chamadas uretrites específicas, mais frequentes, que são causadas por diferentes microrganismos, entre os quais se incluem: Escherichia coli, Chlamydia, Mycoplasma, Ureaplasma e Corinebacterium.
A forma de contágio mais comum é através do contato sexual com pessoas infectadas, embora também possa ser produzida mediante a introdução de sondas através da uretra, por extensão de infecções das vias urinárias superiores (bexiga, rins) ou pela chegada de germes procedentes do ânus ou da vagina.
Nos homens, a uretrite se manifesta normalmente com sensação de ardência na uretra, dor ou queimação ao urinar, inflamação do orifício uretral externo, aumento da frequência urinária e secreção de um derrame amarelado (na uretrite gonorreica) ou esbranquiçado (nas uretrites específicas) através da uretra.
Leia também: “Dor ao Urinar: Causas e Sintomas”.
Nas mulheres, os sintomas costumam ser mais inespecíficos e muitas vezes semelhantes aos da cistite (dor ao urinar, micção frequente, dor no baixo ventre, etc.).
Embora, em geral, seja prescrito o uso de antibióticos durante um período mínimo de seis a quatorze dias para combater a uretrite, os remédios caseiros e naturais ajudam de forma complementar para o pronto alívio e a cura.
Leia também: “Remédios Caseiros Para o Câncer de Bexiga”.
Recomendações: Tenha uma higiene cuidadosa. Abstenha-se de relações sexuais durante o tratamento.
Evite o consumo de álcool e alimentos irritantes. As bebidas alcoólicas, assim como certas substâncias contidas nos alimentos e que são eliminadas em parte ou totalmente pela urina, tem um efeito irritante sobre a mucosa das vias urinárias, especialmente da bexiga e da uretra. Esta irritação, unida a inflamação provocada pela própria infecção uretral, acentua o desconforto e prolonga a progressão da doença, apesar de existir ainda um tratamento antibiótico. Por isso, durante um mínimo de duas semanas após o início deste, recomenda-se abster-se de consumir bebidas alcoólicas e alimentos fortes ou picantes.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.