À caxumba, também conhecida como parotidite é uma infecção viral aguda, altamente contagiosa.
É causada por um paramixovírus cuja transmissão ocorre por inalação das partículas expulsas por uma pessoa infectada ao tossir ou pelo contato direto com a saliva.
Esta doença tem maior incidência entre 5 e 15 anos, mas pode afetar qualquer idade. A caxumba causa, geralmente, uma inflamação da glândula parótida, localizada na frente da orelha e sobre o ângulo da mandíbula (podem inchar ambas ou apenas uma). É possível, também, que sejam afetadas outras glândulas salivares, submandibulares e sublinguais.
Além da inflamação, podem se apresentar outros sintomas como: febre discreta, dor de cabeça, falta de apetite, dores musculares, náuseas, vômitos ocasionais, dor ao mastigar alimentos duros ou beber líquidos ácidos.
É importante observar que também existe a caxumba do tipo extra-salival que produz uma orquite (inflamação testicular), que costuma ser unilateral e atrofia o testículo (30% nos homens pós-púberes) ou inflamação do ovário (5% em mulheres pós-púberes).
Inclusive existe um tipo de caxumba que afeta o sistema nervoso central (entre 1% e 10% dos casos) e seus sintomas são: dor de cabeça, rigidez do pescoço, vômitos violentos e desorientação.
Existirá o perigo de contágio até que a inflamação entre em remissão completamente, o que normalmente ocorre após o décimo dia desde o aparecimento dos primeiros sintomas. A seguir, apresentamos uma série de remédios naturais que ajudam a aliviar a caxumba quando aparece.
Leia também: "Caxumba: Sintomas e Tratamento".
Recomendações Preventivas: Proteger a criança, mediante a aplicação da vacina MMR (sarampo, caxumba e rubéola), que é administrada entre os doze e quinze meses de idade, com uma dose de reforço aos quatro anos de idade ou pouco depois.
Recomendações Quando a Criança Tem Caxumba: Diferenciar a caxumba de outras doenças. Muitos pais se sentem confusos e não identificam, com precisão, se seu filho tem caxumba. É importante observar que, se existe inflamação sobre a linha da mandíbula, em frente das orelhas, o mais provável é que a criança esteja sofrendo de caxumba, enquanto que, se é apresentada uma inflamação sob a mandíbula, trata-se de um transtorno dos nódulos linfáticos.
Incentive a criança a tomar pequenos goles frequentes de água ou de suco de frutas que não seja cítrico, já que estes últimos, sendo ácidos, estimulam a glândula parótida a secretar saliva, o que é um processo doloroso durante a caxumba.
Administrar para a criança alimentos macios e com alto teor de líquidos (sopa, pudim, creme de arroz, etc.) que sejam fáceis de mastigar e engolir para facilitar o trabalho das glândulas salivares.
Visite o médico se o seu filho está vomitando excessivamente, se tem o pescoço rígido, dor de cabeça intensa, inflamação ou dor nos testículos (em adolescentes do sexo masculino ou mais velhos), dor abdominal, febre superior a 38,5 ° C, ou se age e parece muito doente. Se algum destes sintomas se apresenta, a criança pode ter uma das complicações da caxumba e, portanto, deve receber atenção médica imediata.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.