A mononucleose infecciosa, também conhecida como a doença do beijo ou febre glandular, é geralmente causada pelo vírus de Epstein-Barr (EBV).
A doença é transmitida através da inalação de gotículas de saliva que uma pessoa infectada espalha ao tossir ou espirrar.
Ela também pode ser transmitida pelo beijo ou por compartilhar alimentos ou utensílios (talheres ou copos) que um paciente tenha levado antes na boca.
É importante notar que o tempo de incubação da mononucleose é longo, já que uma vez que ocupa as células da orofaringe (boca e garganta) pode permanecer de 30 a 45 dias, sem apresentar qualquer sintoma da doença. Por isso, é difícil determinar quem ou onde a infecção começou.
Esta doença pode ser diagnosticada através de uma análise de sangue, em que a pessoa com mononucleose terá quantidades anormalmente elevadas de linfócitos com apenas um núcleo.
Os sintomas mais comuns da mononucleose são:
A mononucleose afeta, com maior frequência, as crianças a partir dos 10 anos e adolescentes (estão mais expostos os que possuem um sistema imunitário enfraquecido por alguma doença crônica grave ou por ter sofrido antes de outra enfermidade.).
São poucos os casos que se apresentam na idade adulta, já que 95% desenvolvem anticorpos contra essa doença.
Remédios Populares
Recomendações
Repouso na cama durante a febre ou quando os sintomas são mais intensos, e depois permaneça descansando em casa por cerca de 4 semanas.
Beba líquidos em abundância (água, sucos, batidos, sopas...) para evitar a desidratação.
Adote uma dieta rica em proteínas e pobre em gordura, com suplementos vitamínicos.
Nunca dê aspirina a crianças com infecções virais como a mononucleose, já que pode causar a síndrome de Reye com significativas complicações neurológicas.
Evite praticar esportes violentos ou qualquer atividade extenuante, já que quando uma pessoa tem mononucleose, o baço geralmente aumenta de tamanho temporariamente, e se desloca da sua posição normal, para trás das costelas. Por isso, quando se realiza um esporte brusco, como, por exemplo, hóquei na grama, esqui e qualquer outra atividade ou esforço forte, corre-se o risco de sofrer uma ruptura do baço.
Procure atendimento médico se você apresenta:
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.