O feno-grego é uma planta herbácea anual pertencente à família das leguminosas, nativa da Pérsia, Ásia Menor e Mesopotâmia.
Seu nome provém do foenum graecum, que significa "feno grego", já que a planta era usada antigamente para aromatizar o feno de qualidade inferior.
O feno-grego cresce cerca de 2 pés (60 cm) de altura, com hábitos semelhantes ao feno de alfafa. As sementes são marrons, de ½ polegada (1 cm) de comprimento, oblongas, com um profundo sulco que se divide em dois lóbulos desiguais. Elas estão contidas, de 10 a 20 juntas em vagens longas, estreitas e finas.
Esta planta é conhecida desde tempos antigos por suas propriedades medicinais e nutricionais.
Os egípcios e os gregos a utilizavam como planta forrageira para alimentação animal e os habitantes do Norte da África a usavam para fortalecer os seus doentes e combater a febre.
Atualmente, se utiliza ainda no mundo da medicina natural e gastronômico. Neste último caso, as folhas frescas são cozidas e consumidas em saladas e as sementes secas moídas são parte do curry indiano.
Também se usa o feno-grego na cosmetologia natural na China e na Índia, para eliminar as impurezas do organismo e da pele.
O feno-grego é considerado um excelente restaurador, ideal para doentes e pessoas fracas, anêmicas e convalescentes.
Esta planta também tem propriedades calmantes graças a sua riqueza em mucilagem. Por isso, gargarejar e bochechar o feno-grego é muito útil para melhorar as aftas e essa mesma infusão pode ser tomada em casos de difteria, inflamações da garganta e inflamações do trato digestivo. Esta erva também tem a reputação de ser um afrodisíaco.
Quanto as suas sementes, contêm alcalóides, saponinas esferoidais com propriedades de compensadoras dos hormônios, flavonóides, mucilagem calmante e vitaminas A, B e C.
As sementes de feno-grego, assim como a semente de linhaça fervida, constituem um bom maturativo para os furúnculos, os abscessos, as acnes, os cravos, etc.
Já que não apenas amadurecem estas condições, mas extraem sem dor a matéria pútrida que ajuda o crescimento ou a recuperação dos tecidos de orgânicos perdidos.
Segundo investigações realizadas, estas sementes consumidas diariamente reduzem os níveis de colesterol no soro sanguíneo.
É eficaz, também, para combater a febre do feno e é usada com grande efeito para combater os desconfortos da gripe.
Em algumas partes dos Estados Unidos a infusão de feno-grego é usada para eliminar o zumbido nos ouvidos.
A farinha de feno-grego é usada em cataplasmas (frios ou quentes), para aliviar dores reumáticas.
Recomenda-se adicionar um pouco de feno-grego em pó a este delicioso molho vegetal que vai sobre o arroz com curry.
Ingredientes:
Preparação:
Combine tudo junto em um processador de alimentos ou liquidificador até ficar homogêneo e cremoso. Aqueça e sirva quente em cima do arroz ou legumes cozidos de qualquer tipo.
Precauções
Nem as folhas nem as sementes de feno-grego devem ser utilizadas para fins terapêuticos durante a gravidez; como condimento.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.