Gastrite é uma inflamação da mucosa estomacal. Lesões inflamatórias podem ser agudas ou crônicas.
Entre as possíveis causas da gastrite estão: comer em horas irregulares; comer alimentos cozidos incorretamente; o consumo excessivo de chá, café ou álcool; uso habitual de grandes quantidades de condimentos e molhos.
Também se incluem entre as causas da gastrite a preocupação, ansiedade, estresse, bem como a utilização de certas drogas ou medicamentos.
Também os parasitas, as bactérias (H. pylori) e os vírus (citomegalovírus, vírus da herpes) e os efeitos de outras doenças (sarcoidose, doença Crohn, gastrite eosinofílica) podem inflamar a mucosa do estômago e provocar a gastrite.
Existem vários remédios caseiros e naturais para aliviar a dor que causa a gastrite. No entanto, é importante e conveniente ir ao médico, já que a gastrite não tratada adequadamente pode causar uma úlcera, perfuração, hemorragia ou obstrução.
Lave um ramo de salsa e coloque em um liquidificador com 1 xícara de água. Bata por alguns instantes. Beba um copo deste suco diariamente até conseguir uma melhora.
Coloque uma bolsa de gelo ou água fria sobre o estômago para reduzir a dor.
O mingau de arroz é outro excelente remédio para os casos agudos de gastrite. Elabora-se um copo de mingau de arroz que deve ser tomado duas vezes ao dia.
Um remédio de musicoterapia diz que a gastrite que vem de origem nervosa deve ser curada ouvindo "As Quatro Estações" de Vivaldi.
Comer devagar peras raladas refresca a sensação de queimação da gastrite e acelera o processo de recuperação.
Bata 2 folhas de couve no liquidificador com 1 copo de água e toma todas as manhãs.
Controle o estresse, já que aumenta a secreção de ácido gástrico, o que irrita a mucosa estomacal e produz dor. Por isso é conveniente aprender técnicas para aliviar o estresse como a ioga e a meditação.
Não consumir alimentos com alto teor de gordura, como salsichas, requeijão, e queijo amarelo, frituras e fast food, já que aumentam a secreção de ácido no estômago e podem causar dor.
Evite fumar (especialmente antes do café da manhã), já que a fumaça do tabaco é um irritante do estômago e aumenta a atividade gástrica.
Mas procure atendimento médico se você tem sofrido de gastrite por um longo tempo e não teve sucesso em nenhum tratamento, já que você pode ter a bactéria H. pylori, a qual infecta a membrana estomacal causando gastrite e até úlceras.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.