A catarata é um processo degenerativo e indolor da visão causada pelo acúmulo de algumas proteínas dentro do cristalino do olho, o qual cria uma área nublada que sem brilho, pouco a pouco até a retina.
Leia também: "Catarata: Sintomas e Tratamentos".
Embora seja considerada uma doença comum de senilidade (afeta a maioria das pessoas com mais de 65 anos), os bebês também podem nascer com catarata devido a uma doença hereditária.
Lembre-se os remédios caseiros funcionam como tratamento para aliviar e auxiliar ao tratamento feito por um profissional da saúde. Consulte o seu médico se tiver alguma dúvida.
Coloque 2 colheres de sopa de camomila sobre um copo de água que está fervendo. Cubra, deixe esfriar e coe. Faça uma lavagem dos olhos com esta infusão.
Beba uma xícara de chá pimenta caiena ou de eufrásia todos os dias para retardar o desenvolvimento de catarata.
Lave e corte em pedaços uma batata crua e coloque-a em uma gaze sobre as pálpebras durante uma hora ou mais todos os dias.
Molhe o dedo indicador com um pouco de óleo de rícino e suavemente espalhe na borda do olho. Aplique este remédio diariamente por um mês e se não melhorar, você pode alternar para o óleo de linhaça prensado a frio e aplicar mediante um conta-gotas, uma gota por noite.
Aplique diariamente duas ou três gotas de suco da polpa de aloe vera ou babosa em cada olho.
Descasque e corte em pedaços uma cebola, coloque no refrigerador meia hora antes da aplicação no olho. Coloque sobre as pálpebras durante 5 minutos. A cebola ao ser refrigerada não produz lágrimas.
Misture 2 colheres de chá de mel e 2 de vinagre de maçã em um copo de água e beba em cada refeição.
Como frutas cítricas, morango, uvas negras, mirtilos, brócolis e tomate, já que combatem os radicais livres (moléculas de oxigênio instáveis) que podem se acumular nos olhos e causar cataratas.
Como fígado, espinafre, cenoura, gema de ovo e vegetais amarelos os quais favorecem a visão.
De todos estes, talvez o espinafre seja a melhor defesa contra a catarata, uma vez que, de acordo com pesquisas realizadas, inclui a maior quantidade de betacaroteno e carotenoides como a luteína e a Zeaxantina, abundante no espinafre, reduz as chances de desenvolver cataratas graves.
Além disso, para garantir a máxima absorção por parte do organismo, deve-se comer o espinafre cozido com um pouco de gordura, tais como o azeite de oliva, já que este é um nutriente solúvel em gordura.
Peixes como a cavala, salmão e atum, pelo menos uma vez por semana, já que segundo estudos realizados, reduzem o risco de sofrer de catarata em até 12%.
Todas as pessoas adultas devem examinar a vista com um oftalmologista uma vez por ano e quando notarem algum problema na visão.
As revisões devem ser mais frequentes se assim aconselha o oftalmologista.
A luz ultravioleta contribui para a formação de radicais livres. Para isso, devem-se usar óculos de boa qualidade para o sol e um boné ou chapéu de abas largas em dias ensolarados.
A diabetes não controlada causa várias doenças oculares, incluindo catarata e cegueira.
As pessoas que fumam têm uma maior incidência de catarata e a desenvolvem com dez anos de antecedência, em média, do que as pessoas que não fumam.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.