A tanchagem é uma erva muito comum, entre as suas várias classes, a mais utilizada é a que tem folhas largas e longas.
Usam-se as folhas e sementes para a preparação de remédios. É uma planta rica em mucilagem, e contêm também saponinas, ácido oxálico, ácido cítrico e potássio.
Entre as suas principais virtudes curativas temos as depurativas, diuréticas, anti-inflamatórias, mas, talvez, a mais importante seja para curar os catarros bronquiais, a rouquidão e a tosse dos fumantes. Nos casos de tosse ajuda a expectoração.
A tanchagem é usada como principal ingrediente em muitos xaropes bronquiais e depurativos comerciais.
Você deve preparar um cozimento com 100 gramas de folhas de tanchagem por litro de água. Ferva por 10 minutos. Tome de 3 a 4 xícaras por dia.
Prepare um chá com cerca de 60 gramas de folhas em um litro de água. Este chá deve ser tomado três vezes por dia.
Para as inflamações da boca e as gengivas que sangram, podem ser feitos gargarejos. Para isso, você deve pegar as folhas previamente lavadas de tanchagem e, em seguida, colocá-las em um liquidificador durante um minuto. Do suco obtido se realiza os gargarejos.
Algumas gotas do suco de tanchagem (acima exposto) aliviam dores de ouvido se estas vêm acompanhadas de alguma inflamação.
Folhas frescas esmagadas (previamente lavadas) e aplicadas em forma de cataplasma curam feridas, queimaduras e úlceras e reduzem a inflamação das varizes e hemorroidas.
Pode ser tomada a tanchagem como uma infusão ou adicionando suas folhas aos tônicos depurativos, juntamente com as urtigas.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.