Uma das formas mais predominantes deste mal, é a psoríase no couro cabeludo, que inclusive pode se transformar na precursora de outros tipos de doença.
Geralmente se apresenta sob a forma de grandes placas espessas que se estendem até a frente, um pouco abaixo da linha do cabelo.
Curiosamente, o cabelo cresce saudavelmente entre as escamas, não sendo afetado por elas.
A psoríase do couro cabeludo não causa perda de cabelo: como as raízes estão sob a pele, não são afetadas. Ao contrário da caspa, que afeta quase todo o couro cabeludo, a psoríase forma placas muito definidas, deixando as outras áreas livres.
Diferentemente da caspa que não pode ser sentida quando se passe os dedos sobre o cabelo, as placas de psoríase são sentidas e isso se deve ao crescimento das escamas e consequente agrupamento destas em torno do cabelo.
Leia também: "Psoríase: Causas e Sintomas".
O tratamento da psoríase do couro cabeludo pode ser realizado com a utilização de ácido salicílico e corticosteroides, como betametasona com ácido salicílico em forma de loção, que deve ser aplicada durante a noite na cabeça e lavado apenas pela manhã, cuidadosamente.
Outra opção é a utilização de hidrato de calcipotriol e dipropionato de betametasona, gel, aplicando durante a noite antes de dormir.
Para remover as crostas que permanecem, é aconselhável lavar o cabelo todos os dias com um shampoo que contenha ácido salicílico, prescrito pelo médico.
Depois de lavar, use um pente com cerdas grossas e cerdas finas para pentear o cabelo e ir eliminando as crostas que vão se desprendendo do couro cabeludo.
Outra opção para o tratamento da psoríase do couro cabeludo é a utilização de um shampoo de propionato de clobetasol, prescrito por um dermatologista.
A facilidade deste shampoo é que pode ser removido depois de 15 minutos de utilização. Também não tem cheiro e deixa o cabelo com um aspecto melhor.
Por outro lado, também existem tratamentos naturais para a psoríase, que podem te ajudar a se livrar deste mal, sem qualquer efeito colateral. Lembre-se que os produtos químicos sempre causam efeitos colaterais e não é conveniente utilizá-los por um longo tempo.
Esperamos que esta informação tenha sido útil para a psoríase no couro cabeludo.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.