Alguns pensam que pular corda é uma brincadeira de criança. E talvez seja, porque todos nós brincamos disso quando éramos crianças. No entanto, também é um método de treinamento muito recorrente em muitos atletas. Especialmente, é muito frequente que o treinamento com corda forme parte muito ativa das rotinas de boxeadores ou atletas que necessitam de uma alta explosividade. E é que pular corda tem muito mais vantagens do que podemos acreditar. A seguir, falamos sobre alguns dos benefícios que existem ao pular corda para emagrecer.
A barriga é uma das partes mais difíceis de se emagrecer. A primeira a ter os quilos extras e a última a perdê-los. A menos que você encontre um caminho eficaz para eliminá-la, muitas vezes não apenas só a dieta, mas também é preciso um exercício físico que realmente funciona. Pular corda, é um dos mais intensos exercícios aeróbios, é também um dos mais eficazes na eliminação da barriga. Pular corda é um dos exercícios mais completos.
Pular corda é um exercício aeróbico que ajuda a queimar calorias e funciona como um eficaz método para queimar gordura. A verdade é que existem poucas coisas que queimam mais calorias do que pular corda. Trata-se de um exercício físico intenso, no qual entram em jogo numerosos músculos do corpo. Trata-se também de um exercício que se torna mais eficaz à medida que o fazemos melhor. Pode ser que no início pareça que não serve muito, mas à medida que aprendemos a pular de forma seguida e sem contratempos, logo nos daremos conta do quão cansativo e eficaz pode ser.
Pular corda não apenas ajuda a queimar calorias e gorduras, mas também tonifica os músculos do corpo. Não se trata de um exercício no qual se busca ganhar massa muscular. Pelo contrário, o objetivo de pular corda também é definir e tonificar, além de ganhar força e explosividade nos braços e pernas.
O movimento dos braços e os saltos constantes forçam o trabalho da estrutura óssea dos ombros, pernas e coluna vertebral, fortalecendo desta maneira a estrutura óssea do corpo e prevenindo possíveis problemas dos ossos, como a osteoporose.
Além dos benefícios de caráter físico, como poder ser a perda de peso ou a definição muscular, pular corda tem outras vantagens relacionadas com fatores mentais. Por exemplo, favorece muito a concentração e a coordenação entre o movimento dos nossos braços e pernas. Por isso, é também um dos principais exercícios que realizam os praticantes do boxe. Também é altamente recomendável em crianças, pela mesma razão.
Isto está intimamente relacionado com o ponto anterior. Quanto mais você melhorar a coordenação, mais aumentará os reflexos, e com maior facilidade poderá fazer este e outros exercícios. Claro que parece impossível para todos nós pular corda com a velocidade, variedade e aparente facilidade com que vemos os boxeadores fazerem. Mas é que eles já têm a força física, acuidade visual e coordenação para fazê-lo com essa velocidade.
Trata-se de um exercício em que não há um momento de descanso e no qual os músculos estão trabalhando continuamente. Os saltos contantes e os movimentos dos braços ajudam a fortalecer os músculos, aumentar sua força e explosividade e também a melhorar a resistência e a recuperação depois do exercício. Sim, para que os músculos trabalhem em grau máximo, é necessário adotar a técnica adequada.
Como já mencionamos, outra das principais vantagens de pular corda é que é um exercício em que são exercitados muitos músculos, especialmente se o fazemos sozinho, já que nós mesmos manejamos a corda. Não apenas serão trabalhados os músculos das pernas como a área dos glúteos, quadríceps ou gêmeos, mas também os ombros ou os peitorais, além dos músculos abdominais e lombares. Na verdade, se trata de um exercício muito completo.
Muitas pessoas que querem emagrecem optam por fazer uma rotina de corrida, o que também não é ruim. No entanto, pular corda é uma alternativa muito boa para a corrida (ou um complemento, melhor dizendo), já que é um exercício físico mais intenso e no qual os músculos trabalham mais. Por isso, devemos também ajustar a duração do treinamento. Por exemplo, pular corda durante 15 minutos, equivale a correr durante 45 minutos (a uma intensidade semelhante).
Outro ponto a favor de pular corda para emagrecer é que há uma grande variedade de exercícios que podem ser adaptados às exigências de cada um. Você pode começar com uma rotina suave com as técnicas de pular mais básicas, para então ir experimentando outras variedades que podem ajudar a trabalhar mais algumas áreas ou outras (saltos cruzando a corda, com os joelhos para cima, etc).
Uma vez que você já domina o salto, atreva-se com novos desafios: pular com apenas uma perna, cruzar os braços, mudar o sentido de rotação da corda... As possibilidades são muitas.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.