O Crossfit é um programa de condicionamento físico que consiste em vários exercícios aleatórios (por exemplo, atletismo, remo, natação, levantamento de peso) e funcionais executados em alta intensidade.
Este tipo de treinamento inclui exercícios tanto de força, de meia distância ou à distância, como de longa resistência e cada um deles requer necessidades nutricionais específicas.
Alguns exercícios requerem explosões rápidas de energia que precisam do apoio de vias imediatas de produção de combustível. Outros exigem força e se alimentam do sistema glicolítico de produção de energia e também em outros casos existem atividades de longa resistência que são sustentadas pelo sistema oxidativo.
Pela variedade de exercícios que inclui o crossfit é possível definir um padrão específico de suplementação, mas pode haver algumas diretrizes gerais para conduzir as capacidades físicas necessárias para o crossfit e melhorar o desempenho físico.
Independentemente do tipo de atividade, os carboidratos têm sempre representado o núcleo importante da alimentação para produzir energia.
Os carboidratos complexos, como aqueles incluídos no Gatorade permitem recarregar os depósitos de glicogênio muscular e hepático melhor e também aumenta a curva de glicose no sangue gradualmente o que permite longas sessões de treinamento.
A proteína de soro é definitivamente um dos melhores compostos de proteína na prática do esporte e para manter o bem estar físico em geral. Whey protein isolado é o suplemento ideal para tomar após o exercício físico. Cada dosagem te proporcionará 27 gramas de proteína de soro totalmente livre de carboidratos e gorduras.
Depois de um intenso treinamento como o crossfit, se originam pequenas microrroturas nos músculos que são necessárias para o músculo se desenvolver.
Depois de 20-30 minutos após finalizar o treinamento, os músculos precisam de aminoácidos para reconstruir as pequenas roturas musculares. Durante esse período conhecido como "janela anabólica" o Whey protein isolado fornece ao músculo os aminoácidos que necessita para se reconstruir. Também contém a quantidade ideal de BCAA e Glutamina.
Os BCAA’s que além de estimular o crescimento do músculo, promovendo um ambiente anabólico no organismo, aceleram o processo de recuperação muscular e reduzem a dor. A leucina é um dos aminoácidos por trás de todas as propriedades dos BCAA sobre o crescimento muscular.
A glutamina pode influenciar a recuperação do tecido muscular apoiando o crescimento muscular e a força, enquanto melhora a função imune. Também tem a capacidade de aumentar os níveis de hormônio do crescimento no corpo. Esta é uma grande vantagem para aqueles que querem se concentrar na construção muscular.
Os suplementos que incluem a beta-alanina melhoram o desempenho físico por sua capacidade de aumentar os níveis intramusculares de carnosina. Com a suplementação podemos retardar o acúmulo de hidrogênio e, por conseguinte, combater a fadiga muscular.
Os suplementos com cafeína têm a capacidade de estimular o sistema nervoso central, melhorar o desempenho físico, o que é muito importante em um esporte como o crossfit.
Um suplemento de cafeína antes do treinamento aumenta o estado de alerta, estimula a atividade cerebral, promove a secreção de adrenalina, atua como um diurético leve exerce uma ação tônica sobre o músculo cardíaco, promove a termogênese e aumenta a lipólise, ou seja, decompõe a gordura em seus ácidos graxos constituintes para que estes sejam utilizados como fonte de energia.
A creatina é uma substância que se fabrica no organismo durante o metabolismo das proteínas. Produz-se a partir dos aminoácidos arginina e glicina, com o auxílio da metionina e é armazenada principalmente no tecido muscular.
Os suplementos à base de mono-hidratado de creatina, aumentam os depósitos de creatina e fosfato de creatina, que, juntamente com o ATP geram a energia muscular necessária para as contrações de musculares de alta intensidade e duração curta.
A creatina tem a capacidade de grande intensidade e curta duração. A creatina tem a capacidade de aumentar o volume celular e produzir uma maior força de alavanca dos músculos e aumenta o seu tamanho em curto e longo prazo, no primeiro caso, como consequência da hidratação celular e no segundo pela aceleração do ritmo da síntese de proteínas que produz a mesma.
O exercício intenso como o crossfit provoca uma sobrecarga de radicais livres que podem causar danos às células e aos músculos, podem acentuar a sobrecarga muscular, aumentar a fadiga e retardar a recuperação.
A maneira de evitar os efeitos nocivos dos radicais livres sobre o músculo é aumentar a quantidade de antioxidantes na dieta.
O ácido alfa-lipóico é o antioxidante perfeito, pode agir em meios lipo e hidrossolúveis e protege o seu corpo do estresse oxidativo. Também promove a ação e conservação de outros antioxidantes como à vitamina C e vitamina E e glutationa.
As vitaminas e os minerais são alguns dos nutrientes essenciais devido às diversas funções que desempenham no nosso organismo. Atuam como cofatores para formar enzimas, hormônios e outras substâncias imprescindíveis no organismo.
Com um treinamento intenso como no crossfit é necessário um suplemento que possa atingir os valores mínimos que devem fornecer ao seu organismo. Converse com seu médico ou nutricionista que ele saberá indicar, se necessário, o melhor suplemento para você.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.