A serotonina, também chamada 5-hidroxitriptamina é um hormônio que é usado tanto como um neurotransmissor no sistema nervoso central quanto como vasoconstritor no sistema vascular.
No cérebro é sintetizado a partir do aminoácido L-triptofano e em seguida armazenado em várias áreas do corpo, tais como a parede intestinal, plaquetas sanguíneas, glândula pineal e cérebro.
Leia Mais: "Triptofano: Para Que Serve e Como Consumir."
Ele tem um efeito direto ou indireto em um grande número de funções psicológicas e fisiológicas, como humor, apetite, sono, memória, aprendizagem, controle de temperatura, comportamento social, comportamento sexual, sistema digestivo, sistema cardiovascular, endócrino e muscular.
Muitos pesquisadores acreditam que baixos níveis de serotonina podem causar depressão e outros acreditam que certos desequilíbrios químicos ou anormalidades cerebrais causam depressão, que é o que leva a baixos níveis de serotonina, o que é certo é que baixos níveis de serotonina estão ligados a problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, transtorno afetivo sazonal e transtorno obsessivo-compulsivo.
A fome excessiva é um sintoma destes tipos de depressões e, nestes casos, são atraentes os doces e carboidratos simples, como macarrão, pão e biscoitos, mas esses alimentos que em um primeiro momento são reconfortantes, vão fazer você se sentir inchado ao final do dia.
Por esta razão é importante ser seletivo na escolha dos alimentos e tentar aumentar a ingestão de frutas e verduras e proteínas para proporcionar ao seu corpo os nutrientes que necessita para produzir serotonina. São importantes os suplementos, tais como a vitamina D, B12, ômega-3, que ajudam a aliviar os sintomas.
A adição de alimentos que são ricos em vitamina B6 é também benéfico, porque esta vitamina aumenta a velocidade com que o triptofano é convertido em serotonina. Alguns alimentos ricos em vitamina B6 são o espinafre, o pimentão, a banana, o alho e o atum, entre outros.
Quando a temperatura cai, você não sente vontade de sair para a rua, mas inclusive uma caminhada curta ao ar livre e em contato com a luz do exterior, ajuda a aumentar os níveis de serotonina.
Embora o exercício não te atraia quando estiver deprimido, realize cerca de 15 minutos de atividades, como caminhar, dançar ou fazer qualquer atividade física, ajudará a aumentar os seus níveis de serotonina e aliviar os sintomas.
Foi demonstrado que os níveis de serotonina aumentam após a terapia de massagem, seja por contato humano ou pelo próprio ato em si da massagem.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.