Existem muitas questões sobre alimentos e bebidas que podem fazer parte de uma dieta para emagrecer. Desta vez, vamos nos referir ao café, uma das bebidas mais populares, geralmente presente à mesa da família ou em reunião com os amigos. Devido à sua tradição e popularidade, se você está de dieta é interessante saber se o café pode causar ganho de peso ou pode fazer parte de uma dieta para emagrecer.
Para responder à questão de saber se o café pode fazer ganhar peso, é importante lembrar que o café tem zero calorias, exceto que ele tem adição de açúcar. Independente do café ter calorias ou não, podem haver outros fatores que influenciam.
As informações existentes são bastante controversas, pois existem estudos de apoio que dizem que a cafeína aumenta o metabolismo, promovendo a lipólise (quebra de lipídios ou gorduras). A cafeína ajuda a ter mais resistência ao exercício para emagrecer, o que pode ajudar a queimar gordura.
O café ajuda a emagrecer sim, além disso, tem uma grande importância na dieta.
O café assim como o mate, tem muitas propriedades que o tornam um companheiro diário. Nos ajuda a despertar, aumenta a concentração, é um ótimo diurético e também ativa o metabolismo. Vamos agora focar no poder de emagrecimento do café.
O café ajuda a emagrecer porque tem propriedades diuréticas, essa é uma das principais razões pelas quais ele ajuda a perder peso e é recomendado nas dietas.
Uma das razões mais comuns de se engordar é a retenção de líquidos. O café, graças a cafeína e a teobromina e a asparagina, promove a perda de líquidos.
A cafeína tem outras propriedades, como a aceleração do metabolismo, que também atua contra a obesidade. Lembrando que o metabolismo é o conjunto de processos físicos e químicos que se produz o corpo quando ingerimos um alimento para transformá-lo em energia necessária para nossa atividade diária.
Se aceleramos o metabolismo, logo queimamos calorias mais rapidamente e evitamos que o corpo acumule gorduras, então por isso que o café está numa dieta para emagrecer.
Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores do grupo de Neuropsicologia da Universidade de Barcelona mostrou que a cafeína estimula o sistema nervoso central. Graças a sua ação, você recebe:
O café, assim como o chá-preto, inibe o apetite. Portanto todas essas razões nos fazer considerar o café, um grande aliado nas dietas de emagrecimento.
O açúcar é um dos elementos que mais contribui com calorias, é um dos culpados pelo café engordar. Para cada colher de café, você está adicionando 20 calorias ao seu café. Para você ter uma ideia, isso equivale a meia laranja.
Existe um boato de que o açúcar mascavo tem menos calorias, mas lamento dizer que isso é falso, enquanto o açúcar refinado tem 387 calorias por 100 gramas, o mascavo tem 380 calorias, então a diferença é mínima, mas vale lembrar que quanto menos refinado melhor.
Uma alternativa é usar os adoçantes naturais, como o estévia, xilitol ou eritritol, adoçam não são prejudiciais e não aumentam as calorias do seu café.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.