O sal não é o inimigo e de nenhuma maneira deve ser eliminado da dieta. Por outro lado, todos devem estar cientes do papel que desempenha o sódio em um programa de nutrição equilibrado.
O sal ou cloreto de sódio é um composto químico. Este se produz de forma natural em muitas áreas do mundo. Os cristais de sal têm uma forma de cubo - se você olhar o sal através de uma lupa poderá ver pequenos "quadrados" ou cubos.
O sal é um nutriente essencial - o seu corpo necessita de cloreto e de sódio, mas não pode produzir esses elementos por si só.
É por esta razão que temos um receptor humano gustativo (papilla gustativa) especificamente para o sal.
No corpo, o sal ajuda a regular o volume de sangue e a pressão. Muitos estudos têm mostrado que o aumento ou diminuição da ingestão de sal por indivíduos sensíveis a este pode ter um impacto direto sobre a pressão arterial.
Assim como o sal forma um ambiente hostil para os micro-organismos mediante a desidratação deles, o sal controla o equilíbrio da água no corpo humano. Este desempenha um papel importante na digestão e é essencial para conseguir um ritmo cardíaco regular. Também é essencial em equilibrar a quantidade de potássio no corpo.
Inchaço: o consumo excessivo de sal geralmente pode ser excretado na urina e no suor durante o exercício, no entanto, o sal provoca retenção de água.
Nos piores casos até 4 litros de excesso de água, o que aumenta o peso do corpo fazendo com que você pareça inchado e também impede de perder peso. Se você exceder o sal esteja preparado para parecer inchado.
O excessivo consumo de sal afeta a pressão arterial: quando se consome muito sal, os rins têm dificuldade para se desfazer do excesso de sal.
Como resultado, o sal permanece no corpo por meio de um processo de osmose, que extrai a água e a retém no seu corpo.
Este excesso de líquido no seu corpo põe ênfase na circulação que causa o aumento da pressão total nos vasos sanguíneos. Com o tempo, o excesso de pressão em suas artérias fará que te custe treinar mais e colocará pressão adicional sobre o seu coração.
Isso pode conduzir a episódios cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames. A pressão arterial elevada danifica o coração, o cérebro e os rins.
Leia também: "Haloterapia: Benefícios e Aplicações de Tratamento à Base de Sal".
Pressão arterial baixa: como a ingestão elevada de sal aumenta a pressão arterial, parece óbvio que o contrário também aconteça, já que muito pouco sal na dieta causa pressão arterial baixa, o que pode levar a tonturas e desmaios.
Se isso acontecer durante uma sessão de exercícios pode ser muito perigoso.
Cãibras: como o sal e outros eletrólitos estão envolvidos na contração e relaxamento dos músculos, uma dieta com pouco sal pode causar problemas com o relaxamento muscular, resultando em uma duração de cãibras dolorosas que podem afetar o seu desempenho na academia.
Esta é a razão pela qual os eletrólitos são usados em bebidas esportivas, já que ajudam a repor os eletrólitos perdidos no suor para evitar problemas como cãibras.
Para evitar que isso ocorra você deve controlar a sua ingestão diária de sal.
Evite adicionar muito sal as suas refeições e reduza a quantidade de sódio que entra no seu corpo proveniente dos alimentos pré-embalados.
Para fazer isso, você deve aprender e começar a ler os painéis e rótulos nutricionais nas embalagens dos alimentos e começar a comprar aqueles com "pouco sal".
A necessidade diária de sal é pequena, cerca de 4 gramas de sal por dia, o equivalente a 1,6 gramas de sódio por dia (1 grama de sal contém 390 miligramas de sódio).
A OMS recomenda que as pessoas adultas não superem mais do que 6 gramas de sal por dia, ou o que é o mesmo que 2,4 gramas de sódio por dia.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.