Medroxiprogesterona pertence a uma classe de medicamentos chamados de progestágenos. A injeção de medroxiprogesterona é um método muito eficaz de prevenção a gravidez, mas não previne a disseminação do vírus da imunodeficiência humana (HIV, o vírus causador da Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida – AIDS), nem previne a transmissão de outros tipos de doenças sexualmente transmissíveis.
A injeção intramuscular ou subcutânea de medroxiprogesterona é usada para prevenir a gravidez. A injeção de medroxiprogesterona é também utilizada para tratar a endometriose (uma condição na qual o tipo de tecido que reveste o útero, cresce em outras áreas do corpo e causa dores, menstruação intensa ou irregular e outros sintomas).
Cada ml da solução injetável contém:
A injeção de medroxiprogesterona vem líquida (frasco de 150 mg/ml, 1 ml), para ser injetada no braço ou no glúteo. Em geral, a injeção será administrada uma vez a cada 3 meses.
150 mg a cada 12 semanas: A injeção de medroxiprogesterona pode ser administrada até 2 semanas antes e até 2 semanas após a data da injeção programada, sem a necessidade de outro método contraceptivo.
Nas mulheres sem método contraceptivo, a primeira injeção de medroxiprogesterona é realizada:
Você só deve receber sua primeira injeção de medroxiprogesterona somente se não existir possibilidade alguma de gravidez.
Você deve ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina D em abundância enquanto estiver recebendo a injeção de medroxiprogesterona, para ajudar a reduzir a perda de cálcio nos ossos. Seu médico também pode prescrever suplementos de cálcio e vitamina D.
Ainda que os efeitos colaterais desse medicamento não sejam comuns, eles podem ocorrer. Informe seu médico se algum destes sintomas se agravarem ou se não desaparecerem:
Alguns efeitos colaterais podem ser graves. Os seguintes sintomas são raros, mas se você tiver algum deles, vá ao médico imediatamente:
Se você tem mais de 35 anos e começou a tomar injeção de medroxiprogesterona nos últimos 4 ou 5 anos, você pode ter um risco maior de desenvolver câncer de mama.
Injeção de medroxiprogesterona também pode aumentar a chance de coágulos sanguíneos que podem se mover para seus pulmões ou cérebro. Converse com o seu médico sobre os riscos desse medicamento.
A injeção de medroxiprogesterona é um método contraceptivo de ação prolongada. Você não poderá engravidar por algum tempo depois de receber a última injeção. Converse com o seu médico sobre os efeitos de usar esse medicamento se você planeja engravidar em um futuro próximo.
A injeção de medroxiprogesterona pode causar outros efeitos colaterais. Vá ao médico se tiver qualquer problema incomum durante o uso desse medicamento.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.