A sacarina é um edulcorante artificial e não nutritivo que não contém calorias.
Foi descoberto em 1879 e é entre 300 a 400 vezes mais doce que o açúcar comum.
A sacarina é solúvel em água e muito estável, podendo ser usada na culinária e na panificação sem que suas propriedades sejam alteradas.
É absorvido lentamente, mas o corpo não consegue metabolizar a sacarina, sendo assim, a sacarina é expulsa intacta pela urina.
A sacarina é usada como adoçante de mesa ou na composição de alguns alimentos como refrigerantes com gás, bebidas instantâneas, laticínios, conservas e chicletes.
O melhor seria não consumir a sacarina e consumir os alimentos como eles realmente são, mas para aquelas pessoas que não devem consumir muito açúcar e não querem renunciar ao sabor doce, opte por adoçantes naturais como a estévia, xilitol e eritritol.
De acordo com Ministério da Saúde o consumo de adoçantes como a sacarina, não deve ser de uso diário e excessivo ou sem orientação médica, pois pode trazer riscos a saúde.
A sacarina pode fazer mal e não é recomendado para mulheres grávidas, pois a sacarina consegue atravessar a placenta, entrando na corrente sanguínea do feto e se acumulando na bexiga do bebê.
Your browser doesn't support HTML5 video.