Os laxantes naturais que vêm na forma de certas ervas, alimentos, bebidas, minerais e assim por diante, têm sido usados para ajudar a aliviar a constipação por séculos.
Nos últimos anos, esse simples ato parece ter sido um pouco mais desafiador para muitas pessoas, graças a alimentações pouco saudáveis, ao estresse e a estilos de vida agitados.
Mais e mais pessoas estão se voltando para laxantes sem receita na farmácia para resolver o problema, e na maioria das vezes laxantes estimulantes podem realmente piorar as coisas a longo prazo. Com o tempo, esses medicamentos podem começar a enfraquecer a capacidade natural de ir ao banheiro, o que representa um risco de dependência.
Da próxima vez que você começar a sentir aquela sensação de inchaço e constipação, não tome laxantes. Ao invés disso, considere usar um laxante natural para resolver o problema, para que as coisas fluam sem problemas novamente. Estes são alguns dos melhores que a natureza tem para oferecer.
Alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e feijões, sustentam a saúde intestinal e promovem regularidade intestinal. Além de uma dieta rica em fibras, procure alimentos que estimulem o sistema digestivo, estimulem a atividade enzimática ou ajudem na desintoxicação.
Quando possível, consuma alimentos orgânicos, sem pesticidas, sazonais e frescos. Evite grandes varejistas de mercearias e procure no mercado local de seus fazendeiros ou na loja de produtos orgânicos as frutas e vegetais crus mais saudáveis.
Podemos também começar com a fruta mais famosa por suas propriedades laxativas. Reconhecida como “laxante da natureza”, as ameixas são naturalmente ricas em antioxidantes, vitamina A, potássio e ferro. Elas são especialmente ricas em fibras alimentares, que é o que lhes dá suas propriedades de alívio.
Ameixas também promovem a saúde de bactérias benéficas no intestino, tornando-as um ótimo complemento para qualquer dieta de limpeza do cólon. As ameixas secas são um dos melhores alimentos laxativos para bebês, mas lembre-se de que você não deve dar comida sólida a crianças menores de quatro meses de idade.
As bananas são ricas em pectina, uma fibra solúvel que normaliza a função intestinal. Isso os torna um laxante natural produtor de volume e uma ótima maneira de promover a digestão fácil. Como as bananas têm um alto teor de potássio, comer uma banana por dia ajudará a restaurar eletrólitos valiosos para o trato intestinal.
As bananas também contêm um composto natural chamado fruto-oligossacarídeo, que pode ajudar as bactérias benéficas a proliferar no intestino grosso. Certifique-se de que as bananas que você escolher estejam totalmente maduras. As bananas verdes contêm amidos pesados e podem causar constipação.
Uma maçã tem tanto fibra dietética quanto uma tigela de farelo, e tem um sabor muito melhor. O alto teor de pectina estimula os intestinos e fornece volume para evacuações mais suaves. Se você está procurando por alimentos laxantes para crianças e bebês, as maçãs são uma boa escolha. Enquanto seus pequeninos fogem das ameixas, uma maçã doce e saborosa costuma ser fácil de fazer comer.
Falando de maçãs, não esqueça o vinagre de maçã. O vinagre de maçã contém ácido acético, que ajuda a decompor os alimentos de forma mais eficiente no estômago. Eu recomendo apenas vinagre de cidra orgânico de maçã, uma vez que ainda tem a “mãe do vinagre”, os nutrientes vivos e bactérias que fornecem a maior parte das propriedades de promoção da saúde.
Com alto teor de antioxidantes, elas ajudam a aliviar a constipação com seu alto teor de fibras alimentares. Deve se consumir as seguintes frutas vermelhas durante qualquer limpeza do cólon e claro diariamente: mirtilos, morangos, cranberries, amoras, goji berry e Açaí.
Aloe vera é uma das mais antigas e populares plantas medicinais conhecidas pelo homem. A maior parte da folha de aloe vera é preenchida com um gel que contém vitaminas, minerais, aminoácidos, fitonutrientes e enzimas.
Evite os produtos “folha inteira” ou “folha externa” de babosa, estes contêm látex de aloe, um líquido amarelo amargo derivado da pele da folha de babosa. O látex de Aloe é um laxante muito duro e pode causar cólicas. O que você quer é o aloés da folha interna , um laxante muito mais suave. Suco de aloe de folha interna ou suplementos de alta qualidade estão prontamente disponíveis.
O gengibre é um dos melhores laxantes e tem sido um ingrediente importante na medicina tradicional chinesa, japonesa e indiana (e culinária) há centenas de anos. A raiz picante é conhecida por efetivamente aliviar o desconforto gastrointestinal, razão pela qual muitos laxantes comerciais contêm extratos de gengibre. O gengibre seco também é um ingrediente em muitos chás laxantes. O gengibre funciona relaxando o trato intestinal, permitindo que a eliminação prossiga suavemente.
Como o gengibre, a cúrcuma tem uma longa história de uso culinário e medicinal em muitas culturas orientais. Obtém a sua rica cor dourada e as suas propriedades curativas de um composto fitoquímico natural chamado curcumina . Estudos clínicos descobriram que a curcumina pode ter um efeito tremendamente positivo em muitos problemas gastrointestinais, incluindo síndrome do intestino irritável e constipação.
O melão amargo, também conhecido como melão de São Caetano, é um vegetal cultivado em regiões tropicais em todo o mundo e apreciado por suas propriedades benéficas para a saúde. Não é muito conhecido, mas se você puder encontrá-lo, eu recomendo experimentá-lo.
Carregado com fitoquímicos e nutrientes benéficos, o alívio da constipação é apenas um dos muitos usos do melão amargo. O vegetal também é usado para eczema, perda de peso, pedras nos rins, problemas no fígado e dezenas de outras aplicações.
Quando estiver pronto para desintoxicar seu corpo , encha a geladeira com couve, espinafre, folhas de dente-de-leão, alfafa, acelga, mostarda, rúcula ou outras verduras de folhas escuras. Por quê? Eles agem como laxantes naturais e são ricos em fibras alimentares, cálcio, ácido fólico, magnésio e vitaminas A, C e K. Esses nutrientes essenciais auxiliam na digestão e na saúde geral.
Os tomates são ótimos alimentos laxantes, ricos em fibras e vitaminas A, C e K. Além disso, são muito ricos em licopeno, um antioxidante que ajuda a protegê-lo do desenvolvimento do câncer de cólon e do câncer de próstata. Se possível, recomenda-se comprar tomates orgânicos cultivados localmente.
Abacates possuem muitos nutrientes benéficos, como fibra dietética, potássio, vitamina K e folato. Se você comer um abacate por dia, ele fornecerá aproximadamente 30% de suas necessidades diárias de fibras. Além disso, abacates contêm um antioxidante chamado luteína, juntamente com vitamina E, magnésio e gorduras monoinsaturadas saudáveis. O abacate também melhora a absorção de nutrientes de outros alimentos.
Em estudos com animais, os pesquisadores descobriram que o óleo de coco pode ajudar a proteger o cólon e o trato digestivo de danos, mantendo sua rota primária de eliminação clara e em boa saúde. Procure por óleo de coco virgem extra orgânico e cru. Isso garante que não é refinado e não contém produtos químicos agressivos ou aditivos geneticamente modificados.
Legumes como feijão e ervilha são um dos melhores alimentos laxantes. Eles ajudam na digestão, são ricos em fibras e são pobres em gordura e colesterol.
Incorporar mais sementes e frutos secos em sua dieta. Não só elas são deliciosas, sementes e frutos secos são ricos em fibras, vitamina E, proteína, zinco e outros nutrientes essenciais. Semente de linhaça, sementes de abóbora, amêndoas, nozes, sementes de cânhamo, sementes de gergelim, sementes de chia e sementes de girassol são ótimas opções.
Alta em pectina, elas adicionam volume às fezes e podem estimular as contrações intestinais. Se você estiver comendo cenouras para ajudar a aliviar a constipação, coma-as cruas. Cenouras cruas são mais eficazes para aliviar a constipação do que cozidas.
Extremamente rico em antioxidantes e fibras, o brócolis pode ajudar a estimular enzimas de desintoxicação no trato digestivo. Brotos de brócolis são mais eficazes do que o vegetal totalmente crescido, contendo uma maior concentração de nutrientes benéficos.
Comer couve-flor irá aumentar a quantidade de glucosinolato no seu sistema, o que suporta a produção de enzimas no fígado. Estas enzimas hepáticas ajudam a liberar substâncias cancerígenas e outras toxinas do seu corpo. Há muitas excelentes receitas de couve-flor para ajudar você a adicionar este vegetariano saboroso à sua dieta.
Muito parecido com outros vegetais crucíferos, como brócolis e couve-flor, comer repolho ajuda a liberar as toxinas e suavizar as fezes para facilitar os movimentos intestinais. Para maximizar o potencial do repolho, consuma-o como kimchi ou chucrute para os benefícios probióticos. Falando de probióticos ...
Cada intestino humano normal e saudável é o lar de cerca de 100 trilhões de microrganismos benéficos. Juntos, esses organismos são chamados de microbiota e são essenciais para o sistema gastrointestinal e para a saúde geral. Alimentos fermentados ajudam a estocar seu sistema com essas bactérias benéficas. Consumir muitos alimentos probióticos mantém a sua microbiota saudável, auxilia na digestão e facilita a constipação. Kefir, Kimchi, kombucha e chucrute são excelentes exemplos de alimentos probióticos.
A melancia não é apenas um tratamento clássico de verão; É um ótimo alimento curativo também. A fruta grande contém altos níveis de fibra dietética, antioxidantes e vitaminas A, C e B6. A medicina tradicional chinesa prescreve a melancia como um suave laxante. A melancia também é, obviamente, uma ótima fonte de água - 92% em volume.
Por último, mas definitivamente não menos importante, não se esqueça de hidratar! Beber muita água purificada é uma das melhores maneiras naturais para aliviar a constipação. A água é vital para todas as funções corporais e compõe 60-80% do seu peso corporal. Ajuda a umedecer os intestinos, regulando o fluxo intestinal. Imagine descer um toboágua, então imagine tentar secar o mesmo escorregador e você verá como a água é importante para evacuar facilmente.
Agora que passamos por tantos problemas para incorporar todos esses alimentos laxativos em sua dieta, não vamos desfazer nosso trabalho duro. Existem alguns alimentos que causam constipação. Se você está propenso a irregularidades, evite sorvete, queijo, carne e alimentos processados. A cafeína também pode desencadear constipação em pessoas com síndrome do intestino irritável.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.