À origem do kefir não se conhece com certeza, mas a hipótese mais difundida é a de que surgiu no Cáucaso (região entre a Europa Oriental e Ásia Ocidental) e anterior ao Islã, sendo já muito popular na época de Maomé.
Foi precisamente nesta época que se observou suas qualidades curativas, principalmente no tratamento de doenças do sistema digestivo.
A fórmula para a sua preparação foi mantida em segredo por um longo tempo, apesar de supostamente Marco Polo ter descoberto em uma de suas viagens para o Oriente, no final do século XIII.
No entanto, não foi até o início do século XIX, quando começou a ser usada no Ocidente como um tratamento para a tuberculose.
O kefir é uma mistura de bactérias não patogênicas e leveduras que quando se junta com leite ou água (os dois métodos de elaboração) fermenta e dá uma substância com uma textura muito parecida com a do iogurte. Apesar de sua semelhança, são muitas as pessoas que consideram mais saudável o kefir, tanto por seu alto teor de nutrientes e probióticos, como pelo quão benéfico resulta para a digestão e a saúde intestinal.
Existem dois tipos de kefir, o de leite, que é o mais popular ou o de água, a principal distinção entre ambos é a forma de armazenamento. No entanto, o kefir de leite é, sem dúvida, o mais difundido. Com o kefir podemos elaborar uma grande quantidade de alimentos ricos e saudáveis, como cremes de queijo, iogurtes, batidos e leite.
Devemos estar atentos para o estado do nosso kefir, ou seja, que esteja em boas condições de conservação. Se você observar alterações na sua textura gelatinosa, no seu cheiro ou no sabor deverá se livrar dele e adquirir um novo. Por outro lado, quando comprar certifique-se de que a proveniência e a qualidade sejam as adequadas.
Leia Mais:"Kefir de Água: Benefícios e Como Consumir".
O kefir contém mais de 40 tipos de microrganismos e vitaminas K, B12, B1, biotina (vitamina que ajuda na assimilação do complexo B), fósforo, cálcio e magnésio.
O kefir restaura a flora intestinal, em especial após períodos de diarreia, para conseguir uma boa digestão e absorção dos nutrientes. Isto se deve ao fato de que o kefir elimina dos intestinos os microrganismos prejudiciais, aumentando a população bacteriana benéfica e protetora da saúde.
Possui triptofano, um aminoácido essencial que desempenha um papel fundamental em diversos mecanismos fisiológicos.
Por conter triptofano, o kefir tem um efeito positivo sobre o sistema nervoso, já que melhora os problemas, para conciliar o sono ou aprofundá-lo, e também beneficia as pessoas que sofrem de depressão.
Leia Mais:"Triptofano: Para Que Serve e Como Consumir".
Alguns probióticos, como o kefir protegem contra as infecções. Estudos têm mostrado que pode inibir o crescimento de certas bactérias prejudiciais, como Salmonela, E. coli e H. pylori. Além disso, o kefiran, um tipo de carboidrato presente no kefir, também tem propriedades antibacterianas.
A maneira mais adequada de melhorar a saúde óssea e também retardar o avanço da osteoporose é ingerir a quantidade necessária de cálcio e vitamina D, que é essencial para sua absorção.
Além de ser uma excelente fonte de cálcio, o kefir também tem muita vitamina K2. Este nutriente desempenha um papel vital no metabolismo do cálcio, a tal ponto que tem sido demonstrado que reduz de maneira drástica as fraturas.
Além disso, estudos recentes comprovaram em animais que o kefir aumenta a absorção de cálcio pelas células ósseas, melhorando, portanto, a densidade óssea, o que ajuda a prevenir as fraturas.
Despeje em um recipiente de vidro ou porcelana um litro de leite fresco integral na temperatura ambiente. Adicione de 2 a 4 colheres de sopa de grãos de kefir. Tampe o recipiente para evitar impurezas, com um papel toalha, já que alguns gases são expelidos.
Deixe fermentar por cerca de 12 a 48 horas, fora da geladeira em temperatura ambiente. Em seguida, coe e tome o leite coado que vai estar com consistência de iogurte nas próximas 24 horas (sem refrigeração) e por até cinco dias (armazenado na geladeira). Para ter sempre a mão o kefir, adicione um novo leite fresco e coloque os grãos de kefir para fazer uma nova fermentação.
Na preparação do kefir não se deve usar utensílios de metal, use utensílios de silicone.
Você pode consumir o kefir puro, batido com frutas (como uma vitamina), adicioná-lo em receitas, como você preferir, só não deixe de consumir.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.