A gastroenterite é descrita como uma doença de início súbito, com náuseas, vômitos e diarreia, que geralmente é causada por bactérias, vírus ou parasitas, que pode se propagar rapidamente através da água ou alimentos contaminados. No artigo a seguir, vamos detalhar quais são os sintomas e o tratamento da gastroenterite.
As causas da gastroenterite podem ser as seguintes:
As bactérias que causam gastroenterite são Escherichia coli, Salmonella, Campylobacter e Shigella e se encontram normalmente nos alimentos, mas pode se espalhar de uma pessoa para outra.
Entre os vírus que provocam a gastroenterite incluem adenovírus, rotavírus, calicivírus, astrovírus, e aparecem em locais específicos.
Os parasitas e protozoários que comumente conduzem a gastroenterite incluem Giárdia; este último vive nos intestinos de humanos e animais infectados, e muitas vezes se propagam através da água contaminada.
As toxinas químicas dos alimentos marinhos, a exposição a metais pesados, alergias aos alimentos, medicamentos ou antibióticos também podem ser a causa da gastroenterite.
Entre os sintomas mais leves da gastroenterite cabe destacar:
A maioria dos casos da gastroenterite desaparecem por si só, especialmente se é causado por um vírus; para tratar as náuseas e os vômitos, recomenda-se uma dieta de base de líquidos claros e soluções de reidratação oral, que têm um equilíbrio de sais e açúcares, mas não devem ser tomadas bebidas isotônicas.
Dentro do tratamento da gastroenterite também se devem evitar os antidiarreicos para dar tempo ao corpo para curar a si mesmo, mas se os vômitos ou a diarreia não param você deve procurar ajuda médica, no caso de existirem os seguintes sintomas:
Em três a cinco dias de tratamento da gastroenterite devem desaparecer os sintomas, dependendo da gravidade e do agente causal.
Nestes casos, o médico fará um histórico clínico cuidadoso, incluindo todos os sintomas; se a desidratação é grave, é possível que sejam administrados líquidos por via intravenosa.
No tratamento da gastroenterite não devem ser administrados antibióticos até que as bactérias sejam identificadas corretamente, e evitar dar medicamentos contra a diarreia se você suspeitar que a infecção seja causada por uma toxina, mas o médico pode administrar medicamentos antieméticos para deter o vômito.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.