A flebite, também chamada de trombose venosa superficial ou trombo flebite superficial, é um coágulo de sangue que se desenvolve em uma veia próxima da superfície da pele, pode causar dor e requer tratamento.
Existem muitas razões que podem causar flebite como um trauma ou lesão na veia, distúrbios da coagulação, traumas, inatividade prolongada, inserção de cateter intravenoso, pós-operatório, cânceres subjacentes, drogas endovenosas, pacientes com queimaduras ou interrupção da drenagem normal do sistema venoso, devido à eliminação dos linfonodos, como em um câncer da mama.
Os fatores de risco que devem ser levados em conta para que possa se produzir flebite são traumatismos, longos períodos de inatividade prolongada, tabagismo, terapia hormonal, gravidez, contracepção, obesidade, alguns tipos de câncer, estados herdados e cirurgias recentes.
Quando a flebite é leve, pode ou não provocar sintomas; entre os sintomas de flebite destacam-se:
A flebite superficial pode ser acompanhada de febre baixa, mas quando existe febre alta e presença de pus, pode indicar uma infecção da trombo flebite.
Entre outros sintomas da flebite, pode-se notar ao toque cordões que seguem o caminho da veia, podendo ser um sinal de um coágulo ou tromboflebite superficial; quando a tromboflebite é profunda pode apresentar sinais tais como dor, vermelhidão e inchaço da extremidade afetada, e causar dificuldade para caminhar.
O tratamento de flebite depende da localização, sintomas, extensão e condições médicas. Devido ao fato de que a flebite das veias profundas requer de hospitalização e tratamento com anticoagulantes. nesta seção apenas apresentamos remédios caseiros e recomendações para aqueles que foram diagnosticados com flebite nas veias superficiais e estão sob cuidados médicos, a fim de aliviar as dores e ajudar a reduzir as possibilidades de uma recorrência.
A tromboflebite superficial também pode ser tratada por ultrassom para excluir tromboflebite venosa profunda, especialmente naqueles casos que envolvam a veia safena, se você suspeitar que existe algum risco de desenvolvê-la deve proceder à anti-coagulação ou afinamento do sangue, mediante uma injeção de heparina não fracionada, seguido por um anticoagulante oral tal como a varfarina durante aproximadamente 3 a 6 meses.
Os pacientes com trombose venosa profunda podem ser tratados:
Trombólise intravenosa: Em alguns casos são necessários trombólise intravenosa com cateter, mas o paciente ainda precisará de anticoagulantes durante 3-6 meses.
Filtro de Veia Cava: A colocação de filtros da veia cava inferior ajudará a prevenir a embolia pulmonar e, em alguns casos, será conveniente eliminar o filtro depois de um tempo. Quando existe tromboflebite, a recuperação pode levar semanas ou meses.
É necessário receber atenção médica imediata se ocorre um conjunto de sintomas da flebite e também apresenta febre a qual persiste. Esta situação poderia indicar que existe uma infecção que requer o uso de antibióticos.
Nesta seção apenas apresentamos remédios caseiros e recomendações para aqueles que foram diagnosticados com flebite nas veias superficiais e estão sob cuidados médicos, a fim de aliviar as dores e ajudar a reduzir as possibilidades de uma recorrência.
Ferva 50 gramas de linhaça em três litros de água durante 25 minutos. Em seguida, coe e esprema bem as sementes. Em seguida, banhe a área afetada com este líquido morno ou aplicar diretamente em forma de compressas.
Aplique diariamente panos umedecidos em arnica sobre a área afetada. Deixe colocado de 5 a 15 minutos.
Tome uma cápsula ginkgo biloba todos os dias.
Comer uma fatia de abacaxi, especialmente na parte da manhã. O abacaxi tem bromelaína (uma enzima natural) que inibe a formação de coágulos, portanto, previne a trombo flebite.
Ferva, durante 5 minutos, a parte branca de 7 talos de aipo junto com um litro de água. Coe e adicione o suco de 2 limões.
Tome 3 xícaras por dia.
Esmague folhas frescas de cardo mariano até conseguir uma pasta. Em seguida, aplique sobre a área afetada e, em seguida, cubra esta área com cânhamo. Este remédio deve ser aplicado até que se nota certa melhora na parte inflamada, tantas vezes quanto necessário.
Realize um banho de cavalinha: para fazer isso, ferva por alguns instantes ½ quilo de cavalinha fresca em 3 litros de água e adicione a decocção à água do banho.
Comer alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, cereais, feijão, nozes e sementes. Consuma porções de alho, gengibre, cebola e pimenta. Estas especiarias tendem a diluir o sangue e evitar a formação de coágulos.
Se uma mulher tem antecedentes de flebite ou formação de coágulos de sangue, não deve tomar contraceptivos orais, já que seu uso aumenta a incidência desta doença.
Pare de usar cintas ou roupas ajustadas que comprimam a circulação nas extremidades ou no abdômen (faixas, cintas). Levante a perna entre 15 e 30 centímetros acima do coração parece aumentar o fluxo de sangue através das veias.
Tomar medidas ao viajar. Se você deseja realizar uma longa viagem, seja de carro ou de avião, você não deve ficar muito tempo sentado, para evitar que a circulação se torne lenta e possa ser formado um coágulo. Recomenda-se, no caso de viagens de carro, parar com frequência para caminhar. Se você estiver fazendo uma viagem de avião, aconselha-se colocar meias elásticas antes de embarcar no avião; levantar-se do seu assento e caminhar pelo corredor aproximadamente a cada 30 minutos após a decolagem. Convém solicitar um assento próximo do corredor.
Muitas vezes uma pessoa pode sofrer de flebite sem saber que esta é apenas um sintoma da doença de Buerger, a qual está diretamente relacionada ao tabagismo. A única cura é abandonar o tabagismo. Por isso, recomenda-se não fumar.
É necessário que a pessoa que sofre de flebite faça exercícios, especialmente caminhar, já que ajuda a manter as veias vazias.
Referências Bibliográficas
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.