Com o passar dos anos e a falta de exercício físico, nossos músculos perdem a flexibilidade. Por esta razão, devemos nos esforçar para manter o nosso corpo ágil, algo que conseguiremos realizando uma série de exercícios diários.
Não exige nenhuma dificuldade, e nos permite continuar mantendo a elasticidade necessária para levar uma boa qualidade de vida. Hoje mostramos vários exercícios para melhorar a flexibilidade, você nos acompanha?
Define-se a flexibilidade como a capacidade que têm os músculos de se alongarem, quando se movimenta as articulações, mantendo características específicas para cada articulação.
Essa flexibilidade depende de fatores como sexo, a idade ou o tempo de treinamento e a sua falta pode levar a grande dificuldade de movimento corporal.
Os exercícios de alongamento proporcionam várias e importantes vantagens:
Apresentamos a seguir uma série de exercícios que devemos realizar rotineiramente.
Separe as pernas na largura dos ombros. Abaixe o quadril de um único lado, flexionando o joelho desse lado.
Permaneça dois segundos e repita do outro lado. Aqui você deve esticar os músculos internos da perna, chamados adutores.
Temos que deitar de costas no chão e levantar uma perna até formar um ângulo reto. Em seguida, dobrar o joelho e aproximá-lo suavemente do peito, envolvendo com os nossos braços a perna levantada para exercer mais pressão.
Mantemos a posição durante 20 a 30 segundos e repetimos o exercício com as duas pernas.
Movemos a cabeça lentamente de um lado para o outro, em seguida, de frente para trás. É muito importante não fazer giros bruscos. Podemos realizar estes movimentos várias vezes ao dia, quando nos notamos dormentes.
Colocamos-nos de pé em frente uma parede, com um pé na frente do outro. Apoiamos as duas mãos contra a parede, deixando cair sobre as mesmas todo o peso do corpo.
Vamos notar tensão na parte posterior da perna localizada atrás. Repetimos com ambas as pernas.
Apoiamos um braço sobre uma cadeira ou sobre a parede, e dobramos a perna oposta, agarrando o pé com a mão e puxando suavemente. Repetimos o processo com a outra perna.
Por último, separe as pernas na largura dos ombros. Os pés apontam para frente. Abaixe o tronco tentando enterrar a cabeça entre os joelhos. As pernas permanecem esticadas.
Para obter bons resultados devemos realizar estes exercícios por um intervalo de 20 ou 30 segundos, e pelo menos três vezes por semana. É preferível realizá-lo sem pressa e com movimentos lentos.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.