Não se sabe a origem da endometriose, embora seja associada com o sexo e a infertilidade. Em geral não é perigosa, mas costuma causar uma dor (por vezes forte) nas mulheres que sofrem. Felizmente, existem tratamentos eficazes disponíveis. Descubra o que você pode fazer para aliviar a dor.
A endometriose ocorre quando o tecido que reveste a parte interna do útero (endométrio) se desenvolve fora do útero. O tipo de endometriose mais comum está relacionado com os ovários, os intestinos ou o tecido que reveste a pélvis. Raramente se espalha fora da região pélvica.
Este tecido, quando não se encontra revestindo o interior da matriz e está em outro lugar, continua o seu funcionamento normal. Engrossa, e é eliminado como sangramento em cada ciclo menstrual. A endometriose pode causar dor, por vezes forte, especialmente durante o período, por vezes, pode causar sangramento abundante. Às vezes causa problemas de fertilidade. Por outro lado, em algumas mulheres, os sintomas podem ser leves.
A endometriose pode afetar o seu trabalho e vida social, porque se a dor que produz é muito intensa você pode perder vários dias em seu trabalho, e com frequência te impede de participar de atividades esportivas, participar de festas e outros eventos. A sensação de que sua saúde está fora do seu controle poderia provocar frustração e muito estresse.
Não existe uma cura definitiva para a endometriose. Mas existem tratamentos alternativos para o controle da dor. Algumas mulheres jovens melhoram com analgésicos sem prescrição (como Advil, buscofen e lisador) ou com cirurgia, e inclusive com uma combinação de ambos. O yoga e os alongamentos também ajudam.
Leia também: "Endometriose: O Que É, Sintomas, Diagnóstico e Tratamentos".
Prepare um suco com os seguintes ingredientes: uma fatia de abacaxi descascado, uma maçã e um copo de suco de soja sabor maçã. Passe o abacaxi pelo extrator de suco, e depois a maçã. Misture com o suco de soja. Sirva imediatamente e tome um copo por duas semanas seguidas e descanse uma. A soja ajuda as mulheres com problemas ginecológicos.
O dong quai é uma planta utilizada durante séculos na medicina tradicional chinesa para aliviar e combater doenças ginecológicas como a endometriose, já que contém fitoestrôgenos naturais que atuam como reguladores hormonais femininos. Disponível em lojas.
Prepare um chá com 2 colheres de sopa de camomila em uma xícara de água, que deve ferver por 5 minutos. Beba um copo quando sentir a dor causada pela endometriose.
Prepare um chá com 3 colheres de sopa de gengibre em um copo de água que deve ferver por 5 minutos. Tome um copo quando sentir náuseas devido à endometriose.
Aplicar acupressão pressionando a cinco centímetros do osso do tornozelo e na base onde se encontram os ossos do seu polegar e do seu indicador. Pressione o mais forte que puder até que a pele fique rosada e meio aquecida
Procure um médico, assim que aparecerem os primeiros indícios, a fim de confirmar a existência da endometriose (por exemplo, fluxo menstrual cada vez mais doloroso). Existem tratamentos que podem ser muito eficazes.
Bloquear, de forma natural, a prostaglandina. As cólicas e dores menstruais ocorrem quando o organismo produz muita prostaglandina. Este é um hormônio no revestimento do útero, que estimula os músculos uterinos levando-os a trabalhar mais causando, por sua vez, as cólicas. Portanto, recomenda-se comer mais peixe, já que contêm ácidos graxos ômega-3, que suprimem a produção de prostaglandina.
Adicione um pouco de calor. Aconselha-se para aliviar as cólicas menstruais e a dor na região lombar causada pela endometriose a colocação de uma bolsa de água quente e tomar bebidas quentes para relaxar os músculos contraídos em seu abdômen.
Faça exercício para encontrar alívio. O exercício diminui a quantidade de estrogênio no sangue, o que pode reduzir o crescimento da endometriose. O exercício, também, aumenta a produção corporal de endorfinas, substâncias naturais que bloqueiam a dor. Neste sentido, recomenda-se fazer exercícios leves, como caminhar, porque os muito exigentes podem ser contraproducentes.
Suspenda o consumo de cafeína. A cafeína contida nos refrigerantes ou café pode agravar a dor em algumas mulheres. Portanto, recomenda-se, evitar o seu consumo.
Consuma alimentos com fibra. As fibras fazem com que as fezes tenham uma consistência firme e passem com facilidade, o que é especialmente importante se o tecido endometrial está invadindo a área intestinal.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.