Substitutos do arroz que você pode escolher. O arroz é um daqueles alimentos que está sempre presente, esteja você de dieta ou não. Se você quer perder peso, sempre deve saber que os nutrientes do arroz integral te oferecem a mesma quantidade de calorias, mas com melhores propriedades. Mas se você já está cansado de ambos e quer encontrar algo parecido para incorporar em sua dieta para emagrecer, bem, você pode tentar com algum substituto do arroz.
Claro, você deve levar em conta que o arroz engorda. O arroz é um cereal e, como tal, é rico em carboidratos, um tipo de alimento que não se deve abusar em nenhuma dieta com a qual pretendemos perder peso. Se você vai consumir, sempre convém que seja integral, uma vez que leva, pelo menos, sua fibra, não é refinado e fornece também os minerais e outros nutrientes do arroz, que não estão presentes em sua versão refinada.
Mas sempre tenha em mente que é preciso consumi-lo moderadamente. Você quer saber quantas calorias tem o arroz? Bem, cerca de 130/140 por cada 100 gramas de produto já cozido. E as calorias de uma xícara de arroz branco cozido são aproximadamente 300. Mas de puro carboidrato, já que o valor nutricional do arroz cai consideravelmente, uma vez que se refina.
Leia também: “Substitutos Naturais do Café”.
Você viu que as propriedades do arroz integral são as que valem mais do que as do arroz branco. Agora é o momento de conhecer algumas boas substituições que você pode fazer com outros cereais.
Cevada Perolada. É uma espécie de cevada bastante semelhante ao arroz. Deve ser feita previamente por imersão e, em seguida, cozida durante aproximadamente meia hora até que esteja macia. É preparada assim como o arroz e é um dos cereais saudáveis que você pode incorporar em sua dieta. Se você quiser algumas receitas com cevada, tenha em mente que vai muito bem com risotos e também em saladas.
É rica em fibras, energética e te fornece cerca de 350 calorias por cada 100 gramas de produto seco. A cevada engorda? Como praticamente todos os cereais, se você abusar deles terá uma "overdose" de carboidratos, o que não é bom para nenhuma dieta.
Cuscuz. Algo como o arroz da cultura gastronômica árabe, junto com o trigo bulgur. Existem variedades dele que são hidratadas com extrema facilidade e quase não levam tempo de cozimento, razão pela qual você pode tê-lo pronto em questão de minutos. Fica ótimo no Tabule ou acompanhando vegetais refogados. 100 gramas de cuscuz seco fornecem cerca de 250 calorias.
Se você quer saber como cozinhar cuscuz, apenas tem que começar por hidratá-lo bem com algum caldo saboroso e pobre em calorias. Ou simplesmente com água. Em seguida, prepare-o com muitas verduras, legumes e inclusive com alguma carne. Lembre-se que também é rico em carboidratos e tampouco convém abusar dele.
Quinoa. A quinoa para emagrecer pode ser ótima. O importante é lavá-la sempre antes e depois do cozimento. E... Como preparar a quinoa como arroz? Cozida, é perfeita para saladas ou guarnições. Inclusive você pode comê-la quente, preparando-a como um risoto.
Vai te fornecer ferro, proteínas, ácidos graxos de qualidade, muita fibra e, por último, mas não menos importante, cerca de 400 calorias por cada 100 gramas de quinoa seca. Vale dizer que aumenta significativamente seu volume posteriormente e que uma porção de 60 gramas é perfeita. O valor nutricional da quinoa é muito interessante, porque apesar de ter 70% de carboidratos, o resto é proteína e gorduras saudáveis em partes iguais.
Leia também: “Arroz Preto: Os Benefícios Deste Nobre da China”.
Já que você conhece o que fornece o arroz e também alguns dos seus possíveis substitutos, é a hora de conhecer outras opções que te permitirão evitar o arroz branco e escolher algo mais nutritivo e saudável.
Couve-flor crua ou cozida. Você pode passá-la pelo processador de alimentos, tanto crua como um pouco cozida, para formar uma espécie de arroz ou falso cuscuz. Fica muito bom e é pobre em carboidratos.
Arroz selvagem ou preto. Na verdade, é chamado de arroz, mas não é. É um cereal de grão inteiro que tem muitos benefícios e não engorda tanto como o arroz branco.
Espelta ou trigo integral. É um trigo de grão inteiro, que tem muita fibra, é completamente integral e que era plenamente usado por nossos antepassados. Fornece, por sua vez, potássio e magnésio.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.