A manifestação súbita e repentina de urticária, inflamação e vermelhidão da pele de tamanhos diversos acompanhadas de coceira são alguns dos sinais mais característicos da conhecida como urticária crônica. Vamos te contar os tratamentos que você tem à sua disposição para aliviar seus sintomas.
Esta condição dermatológica, causada pela liberação de histamina, se apresenta em uma percentagem elevada de casos como etiologia idiopática, ou seja, que se desconhece sua causa, além do que por seus sintomas, afeta seriamente a qualidade de vida daqueles que sofrem. Tais sintomas cursam durante mais de seis semanas, podendo desaparecer ou aparecer urticárias em intervalos ao longo do dia.
Um dos seus sintomas mais destacados é o prurido ou coceira que se manifesta com particular intensidade e, muitas vezes se descreve como insuportável. Junto a este último se adiciona a formação de pápulas ou urticárias que podem ser de poucos milímetros ou ir aumentando de tamanho. Tais sintomas se manifestam de maneira repentina e sem avisar, de modo que a dor ou ardência nas áreas afetadas tendem a prejudicar nossas atividades diárias.
Logicamente, essa coceira tão intensa em nosso corpo é capaz de gerar estresse, assim como um impacto emocional e psicológico, o que poderia levar a um estado de ansiedade e depressão. Seus sintomas têm uma influência determinante em nosso grau de concentração e rendimento, nos afetando no trabalho e estudo. Ao mesmo tempo, se produzem distúrbios do sono, assim como sua consequente fadiga e irritabilidade. É tal o nível de influência, que a urticária chega a gerar frustração e desespero.
Os tratamentos para esta condição dermatológica dependem dos sintomas, do histórico do paciente ou exame físico. Em geral, pode-se dizer que os tratamentos farmacológicos passam pelos anti-histamínicos. Também podem ser incluídos antidepressivos tricíclicos por seu efeito anti-histamínico, fototerapia em urticárias crônicas idiopáticas, dermografismo, assim como anti-histamínicos sedativos durante a noite.
Os tratamentos não farmacológicos passam por evitar determinados aditivos, alimentos, situações de estresse ou, inclusive, temperaturas que podem agravar os sintomas.
Existem casos em que os afetados pela urticária se veem com sérias dificuldades para desenvolver seu trabalho. No entanto, com o tempo podem encontrar o tratamento adequado e assim poder caminhar em passos seguros e ter controle sobre o seu corpo.
Estes casos são um exemplo de esperança para todas as pessoas que sofrem com esta condição dermatológica e que queremos compartilhar com vocês para lembrar que nem tudo está perdido. Há luz no fim do túnel.
Para informações sobre remédios caseiros que podem te ajudar a tratar a urticária, não deixe de ler o nosso artigo "Remédios Caseiros Para Urticária".
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.