As amígdalas são um acúmulo de tecido linfático localizado em ambos os lados da garganta, que intervém na luta contra a doença em etapas precoces da vida. No entanto, as amígdalas podem ser, por sua vez, a causa de doença crônica e deixar de ter esta missão que lhes foi atribuída. Convertem-se, então, em uma fonte de problemas que podem afetar todo o organismo.
A cirurgia das amígdalas é necessária quando o tratamento da amigdalite recorrente com medicamentos e outras medidas de suporte não são eficazes. É geralmente realizada juntamente com a adenoidectomia (remoção das vegetações adenoides). Embora a indicação de realizar cirurgia ou não sempre seja individualizada para cada paciente, existe uma série de indicações genéricas, tais como:
Depois da amigdalectomia, aparecem na área da intervenção algumas crostas esbranquiçadas. Estas crostas não são sinais de infecção, mas a evolução normal da cicatrização da mucosa da faringe. É preciso ter muito cuidado para que essas crostas não se desprendam bruscamente para evitar sangramento. Por isso, é conveniente:
Risco anestésico, como qualquer outra operação. Felizmente, graças às medidas de controlo e as novas drogas anestésicas, esse risco é mínimo. Sangramento do leito amigdalar. Pode ocorrer imediatamente após a cirurgia ou por volta do sétimo dia após a cirurgia, quando a crosta que cobre a área operada cai. Esta complicação pode ser minimizada seguindo as recomendações do seu otorrinolaringologista para o pós-operatório. Quando o sangramento ocorre na maioria das vezes é escasso e cessa espontaneamente.
Dor intensa de garganta durante a deglutição, muitas vezes irradiada para os ouvidos. É passageira e costuma responder ao tratamento analgésico. Amigdalectomia não parece influenciar de forma negativa sobre a resposta imune (defesas) do organismo. A função das amígdalas é suprida integralmente pelo resto dos tecidos linfáticos do organismo.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.