O tracoma é uma infecção bacteriana grave dos olhos, que pode conduzir à cegueira. Costuma ser sofrida nos países em desenvolvimento, com escasso acesso a água corrente e com poucas medidas preventivas de saúde, sendo a principal causa de cegueira evitável no mundo.
É uma doença crônica que causa infecções repetidas nos olhos. Estas infecções produzem a inflamação permanente dos olhos (conjuntivite) e, consequentemente, a formação de cicatrizes que retraem a pele da pálpebra. Finalmente, as pálpebras se contraem até o interior dos olhos, danificando-os com os cílios e produzindo a perda de visão.
O tracoma é causado pela bactéria Chlamydia trachomatis. Esta é transmitida através das mãos, roupas ou moscas que se aproximam da área ocular.
A doença costuma ser transmitida entre crianças e mães que cuidam delas. É frequente que afete vários membros de uma mesma família.
A infecção aparece durante a infância, mas não é até a idade adulta que a cegueira desenvolve. A doença progride silenciosamente ao longo de vários anos com a seguinte evolução:
Para realizar um diagnóstico adequado é necessário:
Nas primeiras fases, os antibióticos são eficazes para o tratamento do tracoma e podem prevenir as complicações em longo prazo. No entanto, em casos avançados com cicatrização se requer a cirurgia da pálpebra para evitar a cegueira. Se tiver se produzido opacidade córnea ou perda de visão é possível realizar um transplante de córnea.
Para prevenir a doença a Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou um programa para erradicar o tracoma baseando-se na estratégia SAFE, ou seja, cirurgia, antibióticos, limpeza facial e melhorias ambientais.
A cirurgia previne a cegueira naqueles casos já iniciados. Os antibióticos são úteis para prevenir a progressão da doença. A limpeza facial e as melhorias ambientais são conselhos de saúde pública que evitariam muitos contágios e que já demonstraram ser eficazes contra o tracoma.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.