O teste de ureia é uma análise que se realiza separadamente ou em um pedido geral de bioquímico no sangue. Mede a quantidade (concentração) de ureia ou nitrogênio ureico presente no sangue.
A ureia é o resultado final do metabolismo das proteínas. Forma-se no fígado a partir da destruição das proteínas. Durante a digestão as proteínas são separadas em aminoácidos, estes contêm nitrogênio que libera como íon de amônio, e o restante da molécula é utilizado para produzir energia nas células e tecidos. O amônio se une a pequenas moléculas para produzir a ureia, a qual aparece no sangue e é eliminada pela urina. Se o rim não funciona bem a ureia se acumula no sangue e a sua concentração aumenta.
Em geral, é um parâmetro que indica a função renal, embora possa estar alterado em doenças do fígado ou na desidratação.
Técnica de Realização: Para realizar esta análise, não é necessário estar em jejum.
Você pode realizar a coleta em um local apropriado (consultório, clínica, hospital), mas por vezes se realiza no próprio domicílio do paciente.
Para realizar a coleta é necessário localizar uma veia apropriada e geralmente se utilizam as veias localizadas na flexão do cotovelo. A pessoa encarregada de coletar as amostras utilizará luvas sanitárias, uma agulha (com seringa ou tubo de extração).
Colocará um garrote (cinta de borracha látex) no braço para que as veias retenham mais sangue e pareçam mais visíveis e acessíveis.
Limpará a área da picada com anticético e mediante uma palpação localizará a veia adequada e fará o acesso com a agulha. Nesse momento soltará o garrote.
Quando o sangue fluir através da agulha se realizará uma aspiração (por meio de seringa ou mediante a aplicação de um tubo de vácuo).
Ao terminar a coleta, a agulha é removida e a área é pressionada com uma bola de algodão ou similar para promover a coagulação e é instruído a flexionar o braço e manter a área com um esparadrapo por algumas horas.
• Os valores normais em adultos são entre 7 a 20 mg por decilitro. Em crianças pequenas se aceitam os valores de 5 a 18 mg/dl.
• Os valores mais altos de 100 mg/dl são devido a uma insuficiência renal significativa.
Pode-se apresentar aumento de ureia no sangue (uremia) em:
Pode- se apresentar ureia reduzida em:
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.