À leucemia se caracterizada pela proliferação anormal de algum tipo de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue e pode ser aguda ou crônica.
As agudas se caracterizam por sua rápida evolução e, dependendo do tipo de leucócitos que se encontra elevado, podemos distinguir entre a leucemia linfoblástica aguda e leucemia mie-loblástica aguda.
Na primeira predominam os linfoblastos, que são os precursores dos linfócitos, e na mielo blástica abundam os mieloblastos, células que ao amadurecer dão origem as células mieloides.
As leucemias crônicas têm uma evolução muito lenta, e nelas proliferam células mais maduras do que nas agudas. Na leucemia linfocítica predominam os linfócitos, enquanto que na mielocítica o fazem os mielócitos. A maioria dos casos de leucemia corresponde aos quatro tipos acima.
Não se conhece a causa da maior parte das leucemias. Suspeita-se que algumas podem ser causadas por vírus, embora ainda não tenha sido possível identificar precisamente o vírus responsável.
Às vezes, a leucemia se deve à lesão da medula óssea por radiações (raios-X, explosões nucleares) ou envenenamento (benzol). Também as anomalias genéticas podem desempenhar um papel no desenvolvimento desta condição.
Os sintomas dependem do tipo de leucemia, mas alguns são comuns a todos elas. Em geral, o paciente se encontra pálido e cansado. Podem ter gânglios linfáticos aumentados de tamanho, febre, perda de peso e de apetite, dificuldade para respirar, e sofrer infecções persistentes e repetidas, assim como frequentes hemorragias.
É importante observar que, ao contrário da crença popular de que esta doença apenas afeta a infância e a primeira juventude, a leucemia pode se apresentar em qualquer idade. Inclusive existe um tipo de leucemia, a chamada linfocítica crônica, que quase nunca é sofrida pelas crianças e que é muito rara antes dos 40 anos. No entanto, outra forma da doença, a denominada linfoblástica aguda, que é a mais comum, quase sempre ocorre em crianças e adolescentes e constitui o câncer mais frequente na infância.
Leia também: "Leucemia: Sintomas e Tratamentos".
Recomendações: Consuma beterraba, já que está indicada não apenas em leucemia, mas também em casos de anemia perniciosa e todas as doenças relacionadas com o sangue. Serve para fortalecer o sistema imunológico, o que ajuda a rápida regeneração do doente. Uma das maneiras que você deve consumi-la para estas condições é crua.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.