A escarlatina é uma doença contagiosa provocada por infecção das bactérias Estreptococos pyogenes grupo A. A escarlatina se caracteriza por dor de garganta e uma erupção cutânea. O tratamento com antibióticos reduz o risco de complicações.
A escarlatina ou febre escarlate é uma doença contagiosa causada pela bactéria Estreptococos pyogenes tipo A (a mesma bactéria que causa infecções na garganta).
A escarlatina afeta principalmente crianças entre 2 e 10 anos, e se caracteriza por uma erupção cutânea de cor vermelha (daí o nome da doença) que cobre a maior parte do corpo e, que costuma ser acompanhada de dor de garganta e febre.
A erupção cutânea ocorre como resultado de uma toxina que produz o estreptococo, mas nem todos os estreptococos produzem estas toxinas e nem todas as crianças são sensíveis a ela.
Geralmente, os sintomas aparecem três dias após a exposição à outra pessoa com a doença, mas o período de incubação pode ser de 1 a 7 dias.
Antes da introdução dos antibióticos a febre escarlate provocava muitas mortes infantis. Se não tratada, pode causar problemas crônicos de saúde mais sérios que afetam o coração ou os rins.
Os sintomas de escarlatina aparecem entre um e quatro dias após ter se produzido a infecção, e incluem:
Leia também: "Complicações e Tratamentos da Escarlatina".
Em geral, se não for tratada, a escarlatina tem uma duração de 7 a 10 dias. A febre dura cerca de 5 dias.
A erupção cutânea geralmente desaparece em uma semana, e ao fazê-lo a pele da ponta dos dedos e a área da virilha podem começar a descamar. Isso pode durar várias semanas.
A escarlatina é uma infecção altamente contagiosa que se espalha quando as crianças inalam gotículas de saliva que outras crianças infectadas produzem ao tossir ou espirrar.
O período infeccioso da escarlatina pode começar de um ou dois dias antes que apareçam os primeiros sintomas.
Embora a maior parte possa ser prevenida mediante o tratamento com antibióticos, as principais complicações associadas com a escarlatina são:
É necessário levar a criança ao médico para prescrever antibióticos. Junto com os antibióticos, a criança deve descansar e beber muitos líquidos. Os banhos podem reduzir a febre e um umidificador pode ajudar a aliviar a dor de garganta.
Não existe uma vacina para prevenir as infecções por estreptococos. A melhor maneira de prevenir a doença é manter as boas práticas de higiene geral. É importante lavar regularmente as mãos e evitar o contato com crianças com a doença.
É muito importante que as crianças com escarlatina ou inflamação de garganta permaneçam em casa e não vá à escola, pelo menos, durante 24 horas após o início do tratamento com os antibióticos.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.