As doenças autoimunes mais importantes afetam milhares de pessoas, as quais se desenvolvem quando o sistema imunológico que defende o organismo contra a doença decide que suas células saudáveis sejam vistas como estranhos e sejam atacadas por tal sistema, afetando em 70% - 75% dos casos as mulheres.
Uma vez que existem diferentes tipos de doenças autoimunes, os sintomas variam, mas são comuns na maioria delas: fadiga, febre e mal-estar em geral. Além disso, os sintomas pioram durante os surtos e diminuem durante a remissão.
Além disso, as doenças autoimunes afetam diferentes partes do corpo, sendo as mais afetadas, as glândulas endócrinas, articulações, músculos, pele, tecido conjuntivo, células vermelhas do sangue e vasos sanguíneos.
As principais doenças autoimunes são as seguintes:
Diabetes tipo I: Quando uma pessoa sofre de diabetes tipo I, o sistema imunológico começa a se livrar das células que produzem a insulina e que se encontram no pâncreas. Se o organismo não tem a quantidade adequada de insulina, não será capaz de mover o açúcar no sangue até as células por falta de energia suficiente.
Os sintomas incluem aumento da sede e da fome, fadiga, micção frequente, perda de peso, visão turva e formigamento nos pés, entre outros e o tratamento principal adiciona injeções de insulina.
Artrite Reumatoide: É uma doença crônica com inflamação das articulações e tecidos circundantes, que pode afetar outros órgãos, e que sofrem em sua maioria as mulheres de meia-idade.
Os sintomas são sensibilidade e rigidez matinal, perda de movimento e rigidez das articulações. Também existem outros sintomas como dor no peito ao respirar, nódulos sob a pele, ressecamento dos olhos e da boca, formigamento nas mãos e pés, e dificuldade para dormir.
Lúpus Eritematoso Sistêmico: Esta doença pode afetar a pele, rins, articulações e outros órgãos. Sofrem a maioria mulheres, pessoas de raça negra ou asiáticas.
Os sintomas mais comuns são dor articular das mãos, pulsos e joelhos, erupção cutânea na forma de borboleta sob o nariz e as bochechas, sensibilidade à luz solar, mal-estar em geral, dor no peito, úlceras na boca, febre, fadiga e perda de cabelo, entre outros.
Doença Celíaca: As pessoas que sofrem com doença celíaca não podem consumir glúten, que se encontra no trigo, cevada, centeio, aveia e seus derivados, pois danifica o intestino delgado.
Embora às vezes a doença seja assintomática, na maioria dos casos provoca diarreia, distensão e dor abdominal, além de outros sintomas como irritabilidade, depressão e atraso no crescimento das crianças.
Tireoidite de Hashimoto: É uma inflamação da glândula tireoide, que causa hipotireoidismo, e que afeta na maioria das vezes as mulheres de meia-idade.
Os sintomas são bócio, ressecamento da pele, prisão de ventre, dificuldade de concentração, fadiga, problemas de menstruação irregular e abundante, ganho de peso, intolerância ao frio e queda de cabelo.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.